Santa Ana ensinando a Virgem a ler

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 584 Esc
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: José de Abreu do Ó; (Marceneiro) Tomás Lopes; (Dourador) Machado de Castro, Joaquim (Escultor)
  • Datação: 1783/1784
  • Técnica: Escultura de vulto pleno. Dourada, estofada e policromada.
  • Dimensões (cm): Alt. 83 x Larg. 41,5 x Prof. 47
  • Descrição: Grupo escultórico de Santa Ana ensinando a Virgem a ler assente sobre base quadrangular de ângulos cortados com rocalha dourada aplicada no centro da face principal. Santa Ana, sedente em cadeira de braços de espaldar alto, tem a cabeça voltada para o lado esquerdo a olhar a Virgem representada como Menina. Com a mão esquerda segura ao alto o Livro encadernado de pele com ferros e folhas douradas. Tem o braço direito pousado sobre as costas da Virgem. Santa Ana enverga vestido cingido na cintura, estofado com motivos de ramagens e rocalhas largas de fundo dourado e pintadas de verde, véu sobre a cabeça dispondo-se como lenço sobre os ombros e o colo, apertado em nó à frente, e manto lançado sobre os ombros, agrupado sobre o regaço em prega média de volutas. Calçada. A Virgem, de mãos postas, tem a cabeça voltada para o alto. Enverga vestido de decote redondo e manto pregueado lançado sobre os ombros e agrupado sobre os antebraços. Mostra os cabelos trabalhados em toucado entrançado. Calçada. Policromia com dominantes dourado, vermelho, castanho. Carnações. Estofado com esgrafitado nos panejamentos. Grupo dinâmico.
  • Origem/Historial: Encomenda de D. Maria I para o convento de Nossa Senhora da Conceição de Arroios, em Lisboa, cujos primeiros pagamentos estão documentados e datados de 1783. Joaquim Machado de Castro dirigiu os trabalhos, o marceneiro e entalhador José de Abreu do Ó executou a cadeira, e a pintura e dourados ficaram a cargo de Tomás Lopes. Em 24 de Julho de 1784, Joaquim Machado de Castro assina o recibo, no valor de e 112$440, da despesa que se fez com a imagem, nomeadamente com a madeira, que identifica como sendo de pinho da Flandres, com o grude e os pregos, com o trabalho do carpinteiro, dos escultores, e do ourives da prata. Em documento de 3 de Março de 1784, Joaquim Fellipe Duarte, ourives, passara recibo do diadema de prata ("de patacas feito à maneira de pedras abrilhantadas"), e do resplendor de prata para "a Menina da mesma santa". Estas peças não fazem, hoje, parte do conjunto. A imagem deu entrada nas colecções do Museu de Arte Antiga em 1928, proveniente do Hospital de São José. A história do seu percurso até ao Hospital de São José é desconhecida. * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Lisboa, Hospital de São José (13).

Bibliografia

  • MENDONÇA, Maria José - "Catálogo da obra documentada de Joaquim Machado de Castro e da sua oficina no Museu de Arte Antiga", in Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, vol. III, nº 1. Lisboa: 1955
  • GONÇALVES, Flávio - "Santa Ana e a Virgem. Escultura de madeira policromada de Joaquim Machado de Castro", in O Observador, nº 110. Lisboa: 23 de Março de 1973
  • A Virgem e Portugal, Vol. II, Dir. Fernando de Castro Pires de Lima. Porto: Edições Ouro, 1967
  • ANTT, Arq.Histórico do Ministério das Finanças - Casa Real, Parte I, Caixa 22, nº 26: 1784
  • ANTT, Arq. Histórico do Min. das Finanças - Conventos de Freiras, nº 77, Convento de Nossa Senhora da Luz de Arroios
  • SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal, Vol.II, Séculos XVI a XVIII. Lisboa: ANBA, 1950
  • RIBEIRO, Belarmina, A. F. - "A Escultura no Museu Nacional de Arte de Arte Antiga", in Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, vol.IV, nº 12. Lisboa: MNAA, 1960
  • ESTEVENS, Manuel Santos - "Sant'Ana e a Virgem de Joaquim Machado de Castro", in Boletim do Museu Nacional de Arte Antiga, vol. I, nº 3. Lisboa: 1948
  • SOUSA, J. M. Cordeiro de - "Machado de Castro fez a imagem de Santa Ana do convento de Arroios". In Colectânea Olissiponense. Artigos Publicados em Revistas e Jornais. "Machado de Castro fez a imagem de Santa Ana do convento de Arroios". In Colectânea Olissiponense. Artigos Publicados em Revistas e Jornais, 2ª ed., Vol I. Lisboa: Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa, 1982
  • MACEDO, Diogo de - Machado de Castro. Lisboa: Artis, 1958
  • ANTT, Arq.Histórico do Ministério das Finanças - Casa Real, Parte I, Caixa 27, nº 29: 1785
  • O Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM/Electa, 1994
  • ANTT, Arq.Histórico do Ministério das Finanças - Casa Real, Parte I, Caixa 24, nº 30: 1784

Exposições

  • Escultura em Madeira

    • Lisboa, MNAA
    • Exposição Física
  • Imagens no Tempo. Escultura Portuguesa do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XII-XVIII

    • Lisboa, MNAA
    • Exposição Física
  • Imagens de Nossa Senhora

    • Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos
    • Exposição Física
  • 100 Obras Maestras del Arte Portugues

    • Madrid, Centro Cultural del Conde Duque
    • Exposição Física
  • Triomphe du Baroque. Europália 91 / Portugal

    • Bruxelas, Palais des Beaux-Arts
    • 19/9/1991 a 29/12/1991
    • Exposição Física
  • O Triunfo do Barroco

    • Lisboa, Centro Cultural de Belém
    • Exposição Física
  • A Virgem na Arte Portuguesa

    • Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga
    • Exposição Física

Multimédia

  • 1606.jpg

    Imagem
  • 45050.jpg

    Imagem