Técnica: Esculturas modeladas em vulto pleno. Cozidas. Douradas, policromadas e encarnadas.
Dimensões (cm): Alt. 54,5 x Larg. 33,3 x Prof. 20,3
Descrição: Virgem modelada em vulto perfeito, sedente numa pedra sobre a qual surge representado um cesto com flores. Trajada à época, apresenta a cabeça coberta por um chapéu de aba larga, enverga um vestido de decote redondo, folgado no busto com pregas soltas depois cingidas na cintura, cuja saia é longa, trabalhada em pregueados escalonados, sobrepostos, que quase lhe escondem os pés descalços.
Com a mão direita acaricia um cordeiro que, entre os d... Ver maisois que surgem representados do seu lado direito, se ergue até si . Sobre a sua perna esquerda, senta-se um quarto cordeiro que a Virgem também acaricia, enquanto aos seus pés, deste lado, surge um cão.
No topo da cena, ao centro, apresentam-se dois anjos modelados em alto relevo sobre uma nuvem onde se inscreve uma filactera com a inscrição, observando a cena bucólica.
As imagens estão resguardadas dentro de uma maquineta de madeira policromada; o painel de fundo da maquineta, também em madeira, está pintado com uma paisagem. A maquineta é de planta rectangular, com a face frontal envidraçada. A base e a cimalha são molduradas com recortes salientes. O coroamento é em coruchéu abatido; apresenta fogaréus nos ângulos.
Na policromia das imagens domina o verde, azul, vermelho, branco, cinzento, dourado e carnações.