São Tomás de Aquino

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 68 Pint
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Não identificado (Pintor)
  • Datação: 1525/1540
  • Suporte: Madeira de carvalho
  • Técnica: Pintura a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 80 x Larg. 45
  • Descrição: Representado de pé, São Tomás de Aquino segura na mão esquerda um cálice com a hóstia e, na mão direita, o cálamo. De notar alguns elementos iconográficos presentes nesta tábua que revelam o antagonismo existente entre as duas ordens mendicantes - a de S. Domingos e a de S. Francisco. De facto, e observando a cena fundeira, pode-se observar que no episódio da visita de São Tomás de Aquino ao franciscano São Boaventura, este último foi substituido pela representação de um frade dominicano (cf. Markl, Dagoberto).
  • Origem/Historial: A proveniência desta pintura, assim como a do quadro que representa o Trânsito da Virgem (Museu Nacional de Arte Antiga, Inv. 63 Pint), foi determinada por José Alberto Seabra Carvalho a partir de uma notícia encontrada por Luís Keil nos Arquivos da Academia de Belas Artes que refere que no dia 2 de Dezembro de 1841 “"Tomam-se providências acerca da remoção para a Academia Real de Bellas Artes de dois quadros do século XVI, existentes na capela sepulcral de D. João I da Batalha, representando a «morte de Nossa Senhora» e «S. Thomás»”". Também o inventário do convento, documento datado de 1823, confirma a notícia ao mencionar que na capela real “"(...) se acha um altar antigo com um oratorio portatil que contem as Imagens do Apostolado e um retabulo do transio de N. Sra., tudo em madeira. (...) Na mesma se achão fragmentos de dois retabulos em madeira; um de Santo Thomaz e outro do Infante D. Fernando.”" Recentemente (cf. bibliografia), Dagoberto Markl atribui esta obra ao pintor Garcia Fernandes, tendo como base de fundamentação características formais e técnicas.
  • Incorporação: Transferência: Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha).

Bibliografia

  • MARKL, Dagoberto - "São Tomás de Aquino", in Do Mundo Antigo aos Novos Mundos. Humanismo, Classicismo e Notícias dos Descobrimentos em Évora (1516-1624) (catálogo de exposição). Lisboa: CNCDP, 1998
  • TEIXEIRA, José Carlos da Cruz - A Pintura Portuguesa do Renascimento. Ensaio de Caracterização (dissertação de doutoramento em História da Arte, texto policopiado), 3 Vols.. Lisboa: 1991
  • CAETANO, Joaquim de Oliveira - "Garcia Fernandes. Uma Exposição à procura de um pintor", in Garcia Fernandes. Pintor do Renascimento. Eleitor da Misericórdia de Lisboa (catálogo da exposição). Lisboa: Sta. Casa Misericórdia Lisboa, 1998
  • BAIÃO, António - "Novos subsídios para a história da arte portuguesa I: O pintor Cristóvão de Figueiredo", in Boletim de Arte e Arqueologia, Vol. I. Lisboa: 1921
  • CARVALHO, José Alberto Seabra de - Estudo sobre proveniências do Museu Nacional de Arte Antiga (trabalho de estágio para técnico superior de 2ª classe do Museu Nacional de Arte Antiga. Inédito): 1991
  • GONÇALVES, Flávio - História da Arte. Iconografia e Crítica. Lisboa: INCM, 1990

Exposições

  • Os Primitivos Portugueses (1450-1550)

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • Frei Bartolomeu dos Mártires, Mestre Teólogo em Santa Maria da Vitória: 1538 a 1552

    • Batalha, Museu de Santa Maria da Vitória
    • Exposição Física
  • Exposição Itinerante de Pinturas do Museu Nacional de Arte Antiga

    • Cascais
    • Exposição Física
  • Do Mundo Antigo aos Novos Mundos. Humanismo, Classicismo e Notícias dos Descobrimentos em Évora (1516-1624)

    • Évora, Museu do Artesanato (Celeiro), CNCDP
    • 24/7/1998 a 20/1/1999
    • Exposição Física

Multimédia

  • 4644.jpg

    Imagem