Sacra
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 194 Our
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 17
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 41 x Larg. 56
-
Descrição: Sacra de base recta tendo todo o seu trabalho sido batido pelo reverso. É composto por uma placa de prata assente sobre uma placa de madeira. Ao centro sobressai uma zona convexa em forma de coração delimitada por um friso perlado, sendo esta forma ladeada por duas figuras em corpo inteiro de anjos. Flores e cornucópias e animais fantásticos completam a decoração. No centro do coração corre a inscrição"CESTENINU CORPUS MEU / CESTENIMCALIXSA =/ GUINISMEINOU.IETAE= /RIUFIDEI QUI PROVOBIS/ ET PROMULTISEFUN - / DETURIN REMISSI/ ONEM RECCAT=/ CRUM"
-
-
Origem/Historial: Esta peça provêm de uma igreja de TeTe em Moçambique.
* Forma de Protecção: classificação;
Nível de classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
-
Incorporação: Oferecida por D. António, bispo titular de Argos e Prelado de Moçambique.
-
Bibliografia
- LUCAS, Catillo de - "La Orfebreria Portuguesa en la Exposition de Arte Sacro Misional em Madrid" in Ouroivesaria Portuguesa, Revista Oficial do Grémio dos Industriais de Ourivesaria do Norte, nº15. Porto: .