Descrição: A Virgem encontra-se sentada com o Menino Jesus ao colo num imponente trono renascentista. Do lado direito do trono uma Santa oferece ao Menino frutos e flores, ao passo que do lado esquerdo surge um Santo. A doadora, em primeiro plano e com as mãos postas, tem à sua frente um livro de horas iluminado pousado sobre o chão. No alto do painel entre uma auréola de Anjos surge o Padre Eterno. Uma fita desenrola-se com a inscrição «TOTA PULCRA EST AMICA MEA ET MACULA NON EST IN TE». A paisagem é povoada de figurações alusivas ás litanias da Virgem.
Incorporação: Transferência: Convento da Esperança (Lisboa).
Bibliografia
PORFÍRIO, José Luis - Museu Nacional de Arte Antiga, col. Grandes Museus do Mundo. Lisboa: Verbo, 1977
MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940
COSTA LIMA REV. - "Ao redor de um retrato", in Brotéria, Vol. XXXVII. Lisboa: 1943
SILVA, A. Vieira da - O Mosteiro da Esperança. Lisboa: 1950