Virgem e o Menino, Santa Ana, São Joaquim e uma Doadora

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 1072 Pint
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Não identificado (Pintor)
  • Datação: 1540/1560
  • Suporte: Madeira de carvalho
  • Técnica: Pintura a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 165 x Larg. 172,5
  • Descrição: A Virgem encontra-se sentada com o Menino Jesus ao colo num imponente trono renascentista. Do lado direito do trono uma Santa oferece ao Menino frutos e flores, ao passo que do lado esquerdo surge um Santo. A doadora, em primeiro plano e com as mãos postas, tem à sua frente um livro de horas iluminado pousado sobre o chão. No alto do painel entre uma auréola de Anjos surge o Padre Eterno. Uma fita desenrola-se com a inscrição «TOTA PULCRA EST AMICA MEA ET MACULA NON EST IN TE». A paisagem é povoada de figurações alusivas ás litanias da Virgem.
  • Incorporação: Transferência: Convento da Esperança (Lisboa).

Bibliografia

  • PORFÍRIO, José Luis - Museu Nacional de Arte Antiga, col. Grandes Museus do Mundo. Lisboa: Verbo, 1977
  • MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940
  • COSTA LIMA REV. - "Ao redor de um retrato", in Brotéria, Vol. XXXVII. Lisboa: 1943
  • SILVA, A. Vieira da - O Mosteiro da Esperança. Lisboa: 1950

Exposições

  • Os Primitivos Portugueses (1450-1550)

    • Lisboa
    • Exposição Física

Multimédia

  • 906.jpg

    Imagem