Descrição: Santo Onofre, eremita do século IV que passou sessenta anos da sua vida no deserto da Tebaida, surge aqui representado como um ancião apenas coberto por longos cabelos e barba brancos e pobre túnica de ramos de palmeira. Ajoelhado, recebe de um anjo a eucaristia. As palmeiras, que se destacam em segundo plano, definem a geografia do lugar e aludem a um atributo da hagiografia do eremita. Durante os longos anos de ascese no deserto, Onofre alimentava-se carnalmente de tâmaras e misticamente da comunhão semanal que um anjo lhe assistia.
Origem/Historial: A "Comunhão de Santo Onofre" data do período em que Sequeira decide retirar-se para a Cartuxa de Laveiras, Caxias, pelos anos de 1799 e 1800. Aí executaria uma série de pinturas dedicadas a São Bruno, fundador da Ordem dos Cartuxos, e a outros santos eremitas. Além desta tela, o ciclo é constituído por "Conversão de São Bruno" (MNAA, Inv. 115 Pint), "São Bruno em oração" (MNAA, Inv. 118 Pint), "São Bruno em oração no deserto da Cartuxa" (Museu Nacional Soares dos Reis, Inv. 133) e "São Paulo 1º Eremita e Santo Antão" (Museu Nacional de Arte Antiga, em depósito no Museu de Évora).
Incorporação: Transferência: Convento da Cartuxa de Laveiras, Caxias.
Bibliografia
COSTA, Luís Xavier da - Domingos António de Sequeira - Notícia biográfica. Lisboa: 1939
CARVALHO, José Alberto Seabra de; CARVALHO, Maria João Vilhena de - A Espada e o Deserto. Pintura e Escultura das Reservas. Lisboa: MNAA, 2002
MARKL, Dagoberto - "São Bruno em oração no deserto da Cartuxa", in Sequeira 1768-183. Um Português na Mudança dos Tempos (catálogo da exposição). Lisboa: IPM, 1996
BEAUMONT, Maria Alice - Domingos António de Sequeira - Desenhos. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1972/75
Exposições
A Espada e o Deserto. Pintura e Escultura das Reservas
Museu Nacional de Arte Antiga
30/4/2002 a 29/9/2002
Exposição Física
Para Além da Exposição - Pintura Portuguesa do Séc. XVII a XIX