Descrição: Colcha de linho branco, bordada a seda amarelo-ouro, sobre forro de linho, a ponto de cadeia, ponto atrás e ponto de nó.
Caçadas, cenas marítimas e outras figurações com personagens trajando à moda oriental, preenchem faixas e rectangulos, contornados por ornamentação linear.
A composição organiza-se a partir de um estreito rectângulo central, dividido em quatro segmentos, com figuração humana, com leitura vertical. A partir deste (quase) cent... Ver maisro desenvolvem-se quatro cercaduras onde estão inseridas: na primeira cenas de caça; na segunda representação de embarcações e cenas de pesca na terceira figuração humana integrada em arquitecturas desenhadas esquematicamente ou apenas sugeridas e enrolamentos vegetais; e por último cenas de caça com representação de inúmeros animais.
Franja e borlas de seda amarela.
Origem/Historial: "John Irwin “Indo-Portuguese embroideries of Bengal”.
John Irwin no seu artigo classifica esta colcha como portuguesa, de meados do século XVI, ou posterior, feita à imagem das colchas de Bengala, e como resposta à escassez de colchas no mercado que as comercializava. Na análise comparativa que o autor faz entre esta colcha e outras de Bengala, salienta a inabilidade do autor da primeira na adopção dos esquemas e motivos indianos, ... Ver maisbem como o facto de na matéria desta peça constar o linho e a seda comummente cultivada bombyx mori, por oposição às restantes bordadas a seda selvagem tussah sobre um suporte de algodão. [acrescentar bibliografia].
Colchas Bordadas do Museu Nacional de Arte Antiga Índia Poprtugal China. Séculos XVI/XVII(Catálogo de exposição). Lisboa: MNAA, 1978
IRWIN, John - "Indo-Portuguese Embroideries of Bengal", in Art and Letters. The Journal of the Royal India, Pakistan & Ceylon Society, vol. XXVI, n.º 2, second issue: 1952
Exposições
Colchas Bordadas do Museu Nacional de Arte Antiga. Índia Portugal China. Séculos XVI/XVII