Técnica: Madeira entalhada e torneada, couro lavrado.
Dimensões (cm): Alt. 104 x Larg. 50 x Prof. 52
Descrição: Cadeira com espaldar elevado, vazado, constituído por cachaço recortado, vazado e entalhado, lados ou montantes formados por peças lisas de secção rectangular, curvas e com quebra ao nível da base da tabela, passando a rectas. Tabela central cheia, recortada e entalhada. Assento de forma trapezoidal, sendo a cintura constituída por peças rectas e lisas, aba ondulada com recorte inferior e cantos dianteiros arredondados. Possui cochim móvel revestido com couro lavrado.
Pernas dianteiras galbadas, com joelhos recortados, algo volumosos, e pés de bolacha. Pernas traseiras com secção inferior em quadra, com quebra, passando a secção cilíndrica alternando com quadras de cantos chanfrados. Possui uma travessa traseira torneada, colocada a maior altura que a trempe (apenas vestígios do encaixe).
A decoração entalhada distribui-se pelo cachaço - volutas no remate, dispostas em cartela com um motivo floral ao centro, e nas extremidades bifurcadas dos lados do cachaço, pela tabela central - escudo, com as armas dos Cunhas e Sousas (de Arronches), com elmo, paquife e timbre, envolvido por uma cartela e rematado inferiormente por um pequeno florão, pela aba - motivo concheado, e pelos joelhos das pernas - vieira com volutas e pequenos florões.
Decoração do couro: ao centro, vieira estilizada dentro de uma cartela e restante campo preenchido por folhagem de acanto.
Apresenta sinais de ter tido travejamento, restando a travessa traseira torneada. Pela comparação com a cadeira de braços do conjunto - vd. observações, teria uma trempe em X ondulado, constituída por peças planas, molduradas, com pináculo central torneado.
Origem/Historial: Figurou na Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola (1882), sala K, com o n.º de catálogo 159 : "Cadeira de pau santo com ornatos de talha; o assento de couro lavrado, e nas costas um escudo encimado por um capacete, tendo em quartel as armas dos Cunhas, Sousas e Portugaes. Seculo XVIII.
Academia Real de Bellas Artes de Lisboa".
Numa fotografia do álbum de Carlos Relvas, figura uma cadeira de braços idêntica à cadeira do Museu, o que nos leva a colocar a hipóteses de ambos os exemplares terem integrado um conjunto mais vasto de móveis de assento. Na página 204 do catálogo descritivo, figura com o n.º 208: "cadeira de braços em pau santo; o assento de couro, seguro com pregos de cabeça amarella; nas costas um escudo encimado por um capacete e tripartido com as armas dos Coelhos, Sousas e Portugaes. Século XVIII. Academia Real de Bellas Artes de Lisboa".
Em ambos os casos, a leitura do escudo - que é o mesmo - está errada.
Incorporação: Conventos extintos (Viana do Castelo, Convento de S. Bento)
Bibliografia
PINTO, Augusto Cardoso; NASCIMENTO, J. F. da Silva - Cadeiras Portuguesas. Lisboa: Ed. dos autores, 1952
PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo. Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XIX. Lisboa: I.P.P.C./S.E.C., 1985-1987
Catálogo Ilustrado da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental. Lisboa: 1882
PINTO, Maria Helena Mendes; SOUSA, Conceição Borges de - Roteiro da exposição de mobiliário português do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM, 2000
PEREIRA, Franklin - O Couro Lavrado no Mobiliário Artístico de Portugal. Porto: Lello Editores, 2000
PINTO, Maria Helena Mendes - "Móveis", in Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII. Lisboa: S.E.C./M.N.A.A., 1979
Exposições
Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola
Lisboa
Exposição Física
Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII