Técnica: Madeira de pau santo entalhada e torneada
Dimensões (cm): Alt. 78,5 x Diâm. 75
Descrição: Tampo de forma circular, com fundo plano e rebordo recortado, moldurado e entalhado.
Assenta numa coluna central torneada em forma de balaústre, com decoração entalhada, cujo remate superior, liso, permite o encaixe do mecanismo de "gaiola".
Esta apresenta fuste canelado (terço superior) e nó de forma esférica decorado, na parte superior, com folhagem.
O mecanismo de gaiola é constituído por dois blocos horizontais ligados por quatro pequenas colunas, tendo o inferior um orifício onde encaixa a a coluna de suporte. No remate da coluna, uma ranhura permite a entrada de uma cunha que trava a rotação do tampo, impedindo a sua remoção. O bloco superior do mecanismo liga-se ao tampo através de duas peças colocadas no reverso do mesmo. Neste, um trinco circular de metal (latão) permite travá-lo, prendendo-o à "gaiola".
Assenta em tês pernas galbadas, equidistantes, com decoração entalhada - folhagem - e os pés são em garra e bola, com rodízios.
Incorporação: Paço Patriarcal de S. Vicente de Fora
Bibliografia
PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo. Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XIX. Lisboa: I.P.P.C./S.E.C., 1985-1987
SOUSA, Maria da Conceição Borges de; PINTO, Maria Helena Mendes - Roteiro da exposição de mobiliário português do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM, 2000
PINTO, Maria Helena Mendes - "Móveis", in Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII. Lisboa: S.E.C./M.N.A.A., 1979
SOUSA, Maria da Conceição Borges de (coord.), Mobiliário Português, Lisboa: MNAA, INCM, 2019
Exposições
Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII