Cadeira de braços

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 1481 Mov
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Mobiliário
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1651/1700
  • Técnica: Nogueira torneada e entalhada; couro lavrado; latão fundido e torneado (pináculos)
  • Dimensões (cm): Alt. 137,5 x Larg. 62 x Prof. 71
  • Descrição: Cadeira de braços com espaldar e assento de couro lavrado fixado por pregaria grossa de latão, forrados a pele crua. O espaldar é de forma rectangular, verticalizado, com cachaço alteado em arco de círculo, rampado e com baínha de carneira, e remate inferior recto. Possui pináculos de latão nos remates das prumadas. Os braços são encurvados, com um sulco central e as respectivas extremidades apresentam-se enroladas, ultrapassando os respectivos apoios, ornando-se de folhagem entalhada na face inferior. O assento é de forma rectangular, e o couro que o reveste fixa-se à cintura (face externa das travessas que a constituem), subindo pela face interna das prumadas. Entre as prumadas, possui pregaria colocada na face superior da cintura. As prumadas são torneadas, com quadras de união de cantos chanfrados. O travejamento, torneado, é constituído por duas travessas laterais baixas, e por uma travessa traseira e uma testeira colocadas a maior altura, esta ligeiramente mais baixa. A testeira é recortada, entalhada e vazada, tendo a forma de um arco de círculo, com extremidades em voluta, envolvendo uma flor de lis. Os pés são em forma bola aligeiramente achatada. Decoração do couro: no espaldar, uma moldura constituída por um friso de folhas de acanto estilizadas encerra um campo decorado por enrolamentos de folhagem e flores estilizados (folhagem de acanto, cravos, entre outras), "putti" e um mascarão; ao centro, um medalhão, encerra uma figura feminina montada num animal (leão?) do qual segura a cauda, empunhando um ramo de flores com a outra mão; no assento, repete-se a moldura constituída por folhas de acanto estilizadas, sendo o campo totalmente preenchido por enrolamentos vegetalistas estilizados dispostos simetricamente.
  • Incorporação: Colecção Barros, Porto

Bibliografia

  • PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo. Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XIX. Lisboa: I.P.P.C./S.E.C., 1985-1987
  • Peregrinações. De Portugal ao Japão: Artes Decorativas entre os séculos XVI e XIX. Homenagem a Maria Helena Mendes Pinto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993
  • PINTO, Maria Helena Mendes; SOUSA, Conceição Borges de - Roteiro da exposição de mobiliário português do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM, 2000
  • Na senda do Passado: o couro Lavrado no mobiliário português do período barroco (séculos XVII e XVIII) (cat. exp.). Lisboa, I.P.M.,1997
  • PINTO, Maria Helena Mendes - "Móveis", in Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII. Lisboa: S.E.C./M.N.A.A., 1979

Exposições

  • Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII

    • Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga
    • Exposição Física
  • Peregrinações, de Portugal ao Japão:Artes decorativas entre os séculos XVI e XIX. Homenagen a Maria Helena Mendes Pinto.

    • Fundação Calouste Gulbenkian
    • 15/7/2003 a 7/9/2003
    • Exposição Física

Multimédia

  • 1872.JPG

    Imagem
  • 31911.JPG

    Imagem