Tapete

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 20 Tp
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Têxteis
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 17
  • Suporte: Linho
  • Técnica: Bordado
  • Dimensões (cm): Comp. 232 x Larg. 150
  • Descrição: Campo com ornamentação de desenho contínuo, composta por arabescos e palmetas, de formas angulosas e estilizadas, e outros elementos ornamentais de tipo geometrico. Cercadura preenchida por rosetas de grande formato e pequenos motivos de estilização geométrica. Cercadura secundária interior, decorada com ornatos em forma de espiral adossados a círculos. Policromia em azul (três tons), verde, ocre (primitivamente encarnado), amarelo, castanho e branco. Fundo do campo ocre. Ornamentação em amarelo, realçada e contornada a verde e azul no campo. Na cercadura, de fundo azul forte, predomina o amarelo e o ocre. cercadura secundária de fundo verde. Franja ocre, com cabeça em azul e branco. O exemplar é cópia de um tapete turco, da Asia Menor, de um tipo muito Na cercadura é evidente a má composição da faixa principal, embora com motivos peculiares do estilo desses tapetes orientais. Apenas a tarja interior deve ter sido copiada de um modelo original. O tapete oriental que serviu de matriz a este tapete bordado é conhecido e denominado pelos especialistas por "Lotto"popular na Europa, durante o seculo XVI, e frequentemente reproduzido nas cenas de interior, na pintura dessa época. O fundo do campo era originariamente vermelho de que ainda se podem observar vestígios nos interstícios da lã do bordado.
  • Origem/Historial: Convento do Paraiso, de Évora (12 - 2ª relação). O tapete tinha a etiqueta A do inventario antigo em cujo verbete se lê: "Tapete bordado, linho e lã, 2,38 x 1,50, Arraiolos, seculo XVII, do Convento do Paraizo de Evora (12). Desenho de influência persa. Barra e tarja com desenho regular. Cores: azul (dois tons), verde, castanho e salmão". Convento do Paraiso, de Évora (12 - 2ª relação), em 1889. Histórico de localização: Exposição permanente do Mobiliário Português, sala 40.
  • Incorporação: Convento do Paraiso, de Évora (12 - 2ª relação).
  • Centro de Fabrico: Portugal, Arraiolos

Bibliografia

  • PEREIRA, Teresa Pacheco - "Um certo ar de Família" in O Orientalismo em Portugal (Séculos XVI-XX). Porto: CNCDP, Câmara Municipal do Porto, 1999
  • PEREIRA, Teresa Pacheco - Tapetes de Arraiolos. Lisboa: IPM, 1991
  • PINTO, Maria Helena Mendes; SOUSA, Conceição Borges de - Roteiro da exposição de mobiliário português do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM, 2000
  • LEITE, Maria Fernanda Passos - "Tapetes de Arraiolos" in Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga séculos XV/XVIII. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura, MNAA, 1979
  • MENDONÇA, Maria José de - "Tapetes de Arraiolos" in Arte Portuguesa - Artes Decorativas, vol. I, dir. João Barreira. Lisboa: Edições Excelsior, s.d.

Exposições

  • Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII

    • Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga
    • Exposição Física
  • O Orientalismo em Portugal [Séculos XVI-XX]

    • Porto, Edifício da Alfândega - CNCDP
    • 16/10/1999 a 20/12/1999
    • Exposição Física

Multimédia

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