Técnica: Teia: algodão branco, Z4S, 110 por dm
Trama: algodão branco-sujo, 2Z, x3, 50-60 por dm
Nós: lã, 4Z, 5Z, 6Z (2Z), assimétricos, abertos à esquerda, c. 3.025 por dm2
Dimensões (cm): Alt. 402 x Larg. 178,5
Descrição:
O padrão é obtido por várias unidades de uma rede com motivos diferentes contendo cada uma o seu próprio sistema de gavinhas. A rede de gavinhas resulta assim, mais homogénea e estática uma vez limita a dimensão e movimento dos enrolamentos e enfatiza as linhas de união. Este método, embora tornando o desenho global mais esquemático e repetido tem, no entanto, vantagens práticas, permitindo ao desenhador escolher alvéolos da malha previamente existentes criando, com facilidade, matrizes de diferentes desenhos e dimensões e, provavelmente, avivar o ritmo da tecelagem à medida que os tapeceiros ganham familiaridade com cada matriz. No canto da cercadura a transição do arabesco de videira foi inteligentemente resolvida e pode representar uma ligação do desenho com os tapetes de arabescos (MNAA 67 Tp).
Campo: rede de enrolamentos de gavinhas (com o losango no centro vazio), grandes palmetas, folhas de plátano, flores-de-lótus, folhas lanceoladas, palmetas-lótus, palmetas-romãs, rosetas com espinhos, arabescos de quadrifólios.
Cercadura: meandro simples de gavinha, com palmetas-lótus (viradas para fora) e palmetas-romãs (viradas para dentro), ambas ligadas por pares de folhas lanceoladas, e alternando com pares de arabescos com vazios.
Cercaduras secundárias interior e exterior: meandro de gavinhas com rosetas.
Cores: (10) vermelho, laranja-claro, azul-esverdeado, azul-esverdeado-claro, azul-escuro, azul, rosa, castanho-escuro (degradado), castanho, castanho-claro, bege, branco.
Origem/Historial: Antigo Convento da Estrela (4)
Incorporação: Antigo Convento da Estrela (4)
Bibliografia
HALLETT, Jessica - Tapete com 'enrolamento de gavinhas' in Tapete Oriental em Portugal [Catálogo da Exposição]. Lisboa: IMC/MNAA, Julho 2007
Exposições
O Tapete Oriental em Portugal. Tapete e Pintura, Séculos XV-XVIII