Técnica: Teia: algodão branco, Z4S, 90-100 por dm
Trama: algodão branco-sujo a castanho-claro, 2Z, x3, 45 por dm
Nós: lã, 2Z (3Z), assimétricos, abertos à esquerda, c. 2.160 por dm2
Dimensões (cm): Alt. 693 x Larg. 284
Descrição: Tapete de grande dimensão. Uma grande variedade de motivos de grande dimensão, incluindo pinhas e rosetas, preenchem a unidade do padrão inicial que quando repetida oito vezes cria fiadas simétricas. Assim, os motivos aparecem afrontados na linha de união e podem ser lidos mais obviamente como ramos de flores afrontados crescendo de pequenas bolas de terra.
Campo: entrançado de linhas simétricas, com grandes palmetas, bandas de nuvens, folhas de plátanos, flores-de-lótus, folhas lanceoladas, palmetas-lótus, rebentos de flores, rosetas.
Cercadura: meandro simples com ramificações de gavinhas, com palmetas-lótus (viradas para o interior e para o exterior), com rosetas dispersas.
Cercaduras secundárias interior e exterior: meandro de gavinhas com rosetas.
Cores: (8) vermelho-escuro, laranja-claro, verde-escuro, azul-escuro, azul muito claro, rosa, castanho, branco-sujo.
Origem/Historial: Convento de Sta. Joana (ou Sta. Clara), de Evora.
Incorporação: Convento de Sta. Joana (ou Sta. Clara), de Evora.
Centro de Fabrico: Persia Oriental
Bibliografia
HALLETT, Jessica - Tapete com 'enrolamento de gavinhas' in Tapete Oriental em Portugal [Catálogo da Exposição]. Lisboa: IMC/MNAA, Julho 2007
Exposições
O Tapete Oriental em Portugal. Tapete e Pintura, Séculos XV-XVIII