Técnica: Teia: algodão branco, Z4S, 80-90 por dm
Trama: algodão bege-claro, 2Z, x3, 40 por dm
Nós: lã, Z2, Z3, Z4, assimétricos, abertos à esquerda, c. 1.700 por dm2
Dimensões (cm): Alt. 390 x Larg. 364
Descrição:
Fragmento de tapete onde se pode ler grande parte do campo e respectiva cercadura. O tapete foi cortado nas duas pontas segundo o eixo vertical. Desenho organizado simetricamente segundo os dois eixos- vertical e horizontal. Centro marcado por pequeno losango de lados ligeiramente curvos, a partir do qual de dispõem simetricamente, palmetas segundo o eixo vertical e flores, palmetas e tchis segundo o eixo horizontal. Todo o campo é prenchido... Ver mais por este tipo de elementos. Enrolamentos de gavinha, finos e de cor clara (branco?) ligam estes elementos. Pela dimensão do próprio fragmento, cerca de 4 metros na vertical, deveria tratar-se de um tapete de grande dimensão.
Cercadura de fundo verde escuro com decoração formada por meandro duplo de gavinhas, com grandes palmetas (viradas para fora) e palmetas-lótus (viradas para dentro), com rosetas nos interstícios.
Cercaduras secundárias interiores: (1) meandro de gavinhas com rosetas, (2) ziguezague em V ou em coração; cercadura secundária exterior: meandro duplo com rosetas.
Cores: (10) vermelho-escuro, amarelo-escuro, amarelo, verde-escuro, verde, azul-escuro, azul, rosa, castanho-escuro, castanho-claro.
Origem/Historial: Capela de Santo Amaro (Alcântara), Lisboa
Incorporação: Capela de Santo Amaro (Alcântara), Lisboa
Centro de Fabrico: Pérsia
Bibliografia
HALLETT, Jessica - Tapete com 'enrolamento de gavinhas' in Tapete Oriental em Portugal. Tapete e Pintura. Séculos XV - XVIII [Catálogo da Exposição]. Lisboa: IMC/MNAA, Julho 2007
Exposições
O Tapete Oriental em Portugal. Tapete e Pintura, Séculos XV-XVIII