Casula
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 781 Tec
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Cetim e veludo cortado.
-
Técnica: Bordado directo. Aplicação de lâmina de papel. Aplicação de cordãozinho.
-
Dimensões (cm): Comp. 122 x Larg. 75
-
Descrição: Casula de costas direitas e base ligeiramente arredondada, bordada sobre cetim branco, com sebastos e cercaduras em veludo castanho.
Campo da peça decorada com motivos vegetalistas, florais (alcachofras) e animalistas, amalgamados e entrelaçados por enrolamentos, numa composição que se desenvolve verticalmente.
Sebastos decorados na frente, com alcachofras e folhas retorcidas, ordenadas verticalmente em cartelas; nas costas, motivos florais (alcachofras) e vegetalistas lanceolados.
Aplicação de franja curta debruando toda a peça, os sebastos e a gola.
Indicações do Inv. manuscrito:
Casula de seda branca e veludo vermelho bordado a seda e fio de ouro (M.J.M.).
Faz parte de um conjunto de paramentos (casula - 781 tec e estola - 782 tec) que na ficha de inventário escrita (Tecidos 6) tem a indicação: "Dentre as peças sem indicação de proveniência são as únicas que podem corresponder à rubrica da incorporação do Convento de Tentugal: '1 casula de gorgorão de seda branca e matiz com estola' ".
-
-
Origem/Historial: Tentúgal, Convento de Tentúgal (1).
"Casula de gorgorão de seda branca e matiz, com estola.
Relação dos objectos do Convento de Tentúgal que foram recolhidos no Museu Nacional de Bellas Artes. Esta relação não confere nada com o termo de entrega existente no Arquivo Histórico do Ministério das Finanças, o qual tem a data de 18 de Junho de 1898. Será outra incorporação ? Pasta 36" in Livro de Entrada dos Objectos dos Extintos Conventos, nº 56, p. 77, nº 1.
Reserva 2000-08-01
-
Incorporação: Tentúgal, Convento de Tentugal (1).
-
Centro de Fabrico: China