Técnica: Desenho a aguada de sépia e têmpera sobre papel com preparo verde-acastanhado.
Dimensões (cm): Alt. 37,6 x Larg. 28,8
Descrição: Representação do casamento da Virgem entre quatro colunas torsas, numa alusão imaginária ao Templo de Salomão. Ao centro, um sacerdote une as mãos dos esponsais, José à esquerda e Maria à direita, rodeados de várias figuras. Em primeiro plano, em baixo, junto aos degraus que conduzem ao templo, uma mulher e um homem observam, enquanto uma terceira figura, um homem de barbas sentado se lhes dirige apontando para a cena.
Poderá tratar-se de uma cópia anónima executada a partir de um desenho ou cartão da autoria do discípulo directo de Rafael, Giulio Romano (1499-1546). J. A.Seabra Carvalho (Lisboa, 1994, p.77) assemelha esta composição à gravura "Desposórios" executada por Giulio Sannuti (activo em Veneza entre 1540 e 1580), a partir de um desenho de Rafael.
Origem/Historial: Este desenho fez parte da colecção do pintor Jerónimo de Barros Ferreira (1750-1803), adquirida em 1801 pela Oficina Tipográfica, Calcográfica e Literária do Arco do Cego (integrada no mesmo ano na Imprensa Régia, mais tarde Imprensa Nacional). Em 1846 foi transferido para a recém criada Academia de Belas Artes de Lisboa e, em 1884, para o Museu de Belas Artes, futuro MNAA.
Incorporação: Academia Real de Belas Artes
Bibliografia
RAMIREZ, Juan Antonio - Construcciones ilusorias (arquitecturas descritas, arquitecturas pintadas). Madrid: Alianza Editorial, 1988
TURNER, Nicholas - "European Master Drawings from Portuguese Collections", catálogo da exposição. Lisboa: CCB, 2000
PASSAVANT, J.D. - Raphael d'Urbino et son père Giovanni Santi. Paris: Jules Renouard Éditeur, 1860
"Galerie des Peintres les plus célèbres - oeuvres complètes de Raphäel Sanzio, Tome IV. Paris: Librairie de Firmin Didot frères, 1864