Pendente
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 723 Joa
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: 1784/1794
-
-
Técnica: Ouro fundido, cinzelado e recortado; gemas lapidadas
-
Dimensões (cm): Alt. 13 x Larg. 9,6
-
Descrição: Pendente em forma de laça composta por dois elementos articulados.
No elemento superior dificilmente se reconheçe a forma de uma laça, pois esta é composta por uma miríade de enrolamentos ou de elementos fitomórficos de carácter vegetalista centrados num engaste tronco-cónico circular no qual se inscrvem uma série de diamantes sobressaíndo o central de maiores dimensões e de talhe "rosa".
O elemento inferior tem a forma de losangular - originalmente a tradicional cruz, agora muito estilizada - centrado num engaste tronco-cónico em forma de lágrima circundado novamente pelas mesmas fitas e pelosidênticos enrolamentos.
Trata-se de uma peça que eleva o formato do pendente em laça ao seu expoente máximo de habilidade no trabalho do cinzelador.
A pontuar a peça uma série de pequenos diamantes.
-
-
Origem/Historial: Estes pendentes em ouro cinzelado, realçado com diamantes, exemplificam um tipo de jóias em forma de laço - as laças - genuinamente portuguesas, conhecidas pela sua variedade de modelos e qualidade técnica.
Nos exemplares mais antigos, a composição do laço apresenta ainda um traçado um pouco rígido mas, gradualmente, ao longo do século XVIII, o desenho das laçadas adquire movimento e pontas esvoaçantes, envolvendo-se em enrolamentos e folhagens, a ponto de por vezes mal se distinguir o laço na exuberante movimentação rocaille que anima a composição.
É o caso destas requintadas laças, de elaborado desenho e profusão decorativa de onde sobressaiem aqui e acolá pequenas túlipas e malmequeres, usadas com brincos e colares a condizer, habitualmente atados com um fitilho.
O seu uso e fabrico prolongou-se pelo século XIX, acompanhando a evolução dos estilos ao longo do século XVIII
(Leonor D'Orey, Cinco Séculos de Joalharia, 1995).
-
Incorporação: José Duarte Jorge de Jesus
-
Bibliografia
- OREY, Leonor B.S. d' - Cinco Séculos de Joalharia. Lisboa: MNAA, 1995