Pendente
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 908 Joa
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: 1651/1700
-
-
Técnica: Ouro fundido, cinzelado; gemas lapidadas
-
Dimensões (cm): Alt. 8,8 x Larg. 5,4
-
Descrição: Pendente chamado de laça composto por três elementos articulados.
O elemento superior tem a forma de uma laçada dupla ainda muito "têxtil" com um friso exterior rendilhado e com as faces das fitas cravejadas por diamantes.
Neste elemento destaca-se o nó central composto nesta peça por um disco opado e gomado sobressaíndo ao centro um grande diamante talhado "em mesa" circundado por um friso de gemas idênticas mas de menores dimensões.
O segundo elemento tem ao meio um florão de diamantes montados em ouro e circundados pelo mesmo rendilhado anterior.
O elemento inferior tem a forma de uma cruz já muito pouco visível, composta por discos opados nos quais se engastam diamantes com talhe "de mesa" e em "ponta de diamante" e circundados pelo friso anteriormente descrito.
-
-
Origem/Historial: Excepcional exemplar de jóia em forma de laço, de requintado desenho e excelente execução, onde é possível ainda verificar a passagem do laço têxtil para o laço-jóia atravéz da presença de uma finíssima renda transcrita para o metal precioso, que acompanha o contono das duas laçadas, apresentando na parte inferior uma graciosa cruz estilizada. Da junção destes dois tipos de ornamentos - o laço e a cruz - irá nascer a típica laça portuguesa, executada até aos nossos dias, com infinitas variações no desenho. (Dr. Leonor D'Orey, Cinco Séculos de Joalharia, 1995, p. 47)
-
Incorporação: Rogério Fernando Mesquita
-
Bibliografia
- OREY, Leonor B.S. d' - Cinco Séculos de Joalharia. Lisboa: MNAA, 1995