Frontal de altar
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 1095 Tec
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 15/16
-
-
Técnica: Front. e seb. - brocatel. Tiras e barra - taqueté lavrado com anelado de dois altos. Painéis - veludo cortado de dois altos, lavrado a fio de ouro laminado e anelado.
-
Dimensões (cm): Alt. 145 x Larg. 274
-
Descrição: Frontal composto por vários elementos distintos: frontaleira e sebastos laterais; tiras verticais e barra inferior; 3 painéis e 2 fragmentos.
Frontaleira e sebastos laterais - Rede de malhas ogivais formada por fita com enrolamentos e nós preenchidos por pequenos motivos geométricos; motivo floral no ponto tangencial das malhas; no interior das malhas, albarrada com cravos(?) e flores de corola simples.
Painéis - Não é possível avaliar toda a estrutura decorativa, provavelmente trata-se de uma composição «a cammino». Ogiva formada por interlaçado de folhas e frutos bulbosos; folha pentalobada contendo no interior lotus ou romã . No veludo cortado, motivos vegetais e uma flor de lis, na base da ogiva.
Trata-se muito provavelmente, de um frontal formado a partir de elementos de outras peças. As tiras verticais são feitas de um tecido lavrado, com anelado de fio dourado, com o motivo da «pinha», muito comum no séc. XVI.
O brocatel utilizado na frontaleira (aplicado transversalmente) apresenta o motivo da albarrada dentro de ogiva de dupla ponta.
Os painéis ( três apresentam o motivo central quase completo) são formados por um veludo de grande qualidade
-
-
Origem/Historial: Convento das Albertas
-
Incorporação: Convento das Albertas
-
Centro de Fabrico: Front. e seb. Espanha (?); Tiras: Espanha; Pain. Veneza (?)