Cadeira
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 343 Mov
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1601/1650
-
-
Técnica: Couro lavrado fixado com pregos de cabeça redonda de latão (balmazes). No espaldar, o couro é duplo com estopa como enchimento.
-
Dimensões (cm): Alt. 103 x Larg. 49,5 x Prof. 40
-
Descrição: Cadeira com espaldar rectangular, revestido de couro lavrado - moscóvia - fixado por pregaria grossa de latão. O couro é duplo, com estopa como enchimento e baínha cosida. As prumadas são de secção rectangular e o assento é de forma rectangular, revestido de couro lavrado. Este fixa-se à cintura através de pregaria grossa de metal disposta na cintura e na base das prumadas (orelhas). Possui pináculos de metal de forma piramidal.
Possui três travessas recortadas inferiormente e uma testeira recortadas em dupla voluta centradas por florão. A testeira e a travessa traseira são vazadas, sendo as laterais mais baixas.
Decoração do couro do espaldar: moldura de enrolamentos vegetalistas e campo com florão inscrito numa reserva quadrilobada envolvida por enrolamentos vegetalistas.
A pregaria é disposta em cachos alternando com balmazes no espaldar, e em agrupamentos de quatro na cintura.
-
-
Origem/Historial: Ambas as cadeiras - a cadeira inv. 696 Mov está incompleta, apenas resta a estrutura de madeira - provêm do Convento do Sacramento (de religiosas de S. Domingos).Fundado pelos Condes do Vimioso (D. Luís de Portugal e D. Joanna de Castro e Mendonça), pronto em 1616.
-
Incorporação: Transferência - Conventos extintos (Abrantes, Convento de Nossa Senhora da Graça)
-