Técnica: Faia entalhada e policromada (vestígios da primitiva pintura a branco pérola e azul esverdeado). A palhinha é dupla.
Dimensões (cm): Alt. 98 x Larg. 200 x Prof. 67
Descrição: Esta cadeira de braços, ou "bergère", faz parte de um conjunto a que se dá o nome de "duchesse brisée". Este é constituído por três peças com recortes na cintura que permitem o seu encaixe: uma "bèrgere" ou cadeira de braços, um tamborete -dito "tabouret de milieu" (1318 Mov) e uma "bergère" idêntica à primeira mas mais baixa (1319 Mov).
A cadeira de braços apresenta um espaldar fechado e côncavo, revestido a palhinha, com cachaço plano dito "en chapeau", assentando em apoios de secção rectangular, .
Os braços, com extremidades enroladas, elevam-se até ao cachaço numa linha curva, fechando ligeiramente acima do assento ao nível dos apoios do espaldar. O espaço entre os braços e a cintura é revestido a palhinha e acompanha a forma côncava do espaldar e a curvatura do assento. Possui pequenos apoios de braços encurvados.
O assento é semicircular e revestido a palhinha, com moldura de madeira aparente.
As pernas traseiras são recuadas e as dianteiras direitas, as quatro com caneluras verticais e afuniladas. Os pés são em forma de pião.
A decoração consta de molduras, rosáceas, caneluras, perlados, enrolamentos e folhagem.
Origem/Historial: As três peças que formam o conjunto integravam a colecção Burnay, vendida em leilão em 1936. Constam do catálogo com o n.º 136.
Incorporação: Leilão Conde de Burnay
Bibliografia
SOUSA, Maria da Conceição Borges - "Duchesse brisée (en trois)" , in Henri Burnay, de banqueiro a coleccionador. Lisboa: IPM/CMAG, 2003
PINTO, Maria Helena Mendes - Artes Decorativas Francesas. Século XVIII. Mobiliário. Relógios. s. l. e.: Museu Nacional de Arte Antiga, 1977
Exposições
Artes Decorativas Francesas. Século XVIII. Mobiliário. Relógios.