Dalmática
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 1856 C Tec
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Cetim
-
Técnica: Cetim lavrado e bordado.
-
Dimensões (cm): Comp. 118,5 x Larg. 132
-
Descrição: Dalmática ampla e mangas curtas com campo em cetim branco e sebastos e cercaduras em cetim vermelho bordados.
Campo com padrão de grande dimensão de que se pode inferir uma estrutura de malhas ogivais contornada por elemento em espiral preenchido por achadrezado com formas anelares nos pontos tangenciais, contendo grande composição floral com centro ogival. Espaço entre as malhas decorado com troncoa ondeantes com flores de lótus.
Sebastos decorados com módulos, formada por motivos afrontados em S, que se repetem virticalmente. Cercadura bordada com elemento em S com terminais floridos que se repete na vertical.
Galão debruando toda a peça, os sebastos e a gola.
Faz parte de um conjunto de oito peças (1856 tec, 1856/a tec, 1856/b tec, 1856/c tec, 1856/d tec, 1856/e, 1856/f e 1856/g) que na ficha de inventário escrita (Tecidos 12) tem a indicação: " C/ etiqueta 'Apelação Loures 1916 - 11 Keil' Inv. ant. 8/P. A este paramento pertencem dois frontais e um pano de púlpito".
Indicações do inventário manuscrito:
Paramento de missa cantada. Cetim branco lavrado a ouro com sebasto e tira de cetim vermelho bordado a seda e ouro (M.J.M.).
-
-
Origem/Historial: Igreja de Nossa Senhora da Apelação, Loures (nº 11), em 1916.
-
Incorporação: Igreja de Nossa Senhora da Apelação, Loures (nº 11).
-
Centro de Fabrico: China
Bibliografia
- FERREIRA, Maria João, 2007. As Alfaias Bordadas Sinoportuguesas (Séculos XVI a XVIII). Lisboa:Universidade Lusíada Editora.