Técnica: Tampo em mármore de Carrara sobre o qual se incrusta segundo desenho prévio, um mosaico composto por xisto negro, mármores, pedras duras e madrepérola
Dimensões (cm): Alt. 89 x Larg. 187 x Prof. 124
Descrição: Mesa de centro com tampo rectangular decorado com incrustações de pedras de tonalidades várias tendo ao centro uma reserva oval circundada por faixa de quadrifólios. Inscreve-se noutro campo rectangular preenchido com elementos florais, vegetalistas e animais (caracois, gafanhotos e pássaros) , este conjunto é emoldurado por faixa larga com cartelas e escudos romanos estilizados, associados a uma parafernália militar (aljavas com suas setas, lanças, tambores, etc). Bordadura de desenho repetitivo, em gomos alternando nas cores das pedras (brocatelo de Espanha e calcário negro betuminoso) e variando de sentido segundo um eixo central.
O tampo assenta no sentido da largura em dois paineis em carvalho, recortados e entalhados. Ao centro na face exterior, num espaço rectangular saliente e encurvado, decoração entalhada com cartela oval contendo tronco florido e rodeada de motivos fitómorficos sinuosos e simétricos, próprios do vocabulário decorativo renascentista. Duas volutas em esse preenchidas por pétalas entalhadas ladeiam e rematam os paineis. O conjunto termina numa base moldurada decorada com folhas entalhadas.
Origem/Historial: Esta mesa figurava no centro do vestibulo do Palácio da Junqueira, propriedade do Conde de Burnay. Este era o antigo Palácio de verão dos Patriarcas de Lisboa, adquirido pela mitra Patriarcal já depois do terramoto. Aí residiram os cardeais patriarcas D:Francisco I, D.Fernando I e D.José II ( in Do sítio da Junqueira, Mário de Sampayo Ribeiro, CML, 1939, p.22).
No ultimo quartel do século XIX o palácio que então pertencia ao infante espanhol D.Sebastião de Bourbon passou para a posse do banqueiro Henrique Burnay (vide Norberto Araujo). Por morte da ultima condessa de Burnay fez-se o leilão do recheio do palácio
Esta mesa foi adquirida por 6.000 escudos no leilão Burnay constando no catálogo de venda em 1934,com o nº 6, com a seguinte legenda "mesa com tampo de mármore trabalhada com marchetados de várias cores; pés com obra de talha".
Foi exposta na entrada principal do Museu, e em 1982 na sala IX. Expôs-se no átrio do anexo em 1984 e em 1994 quando da remodelação do Museu ficou onde continua exposta, no salão nobre do palácio.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: 72.DA.58; Denominação: mesa de centro; Localização: The J.Paul Getty Museum
Nº de inventário: mobili 1911n.11977; Denominação: bottega fiorentina; Localização: Museo degli Argenti, Firenzi
Incorporação: Leilão Burnay
Centro de Fabrico: Roma? (vide observações)
Bibliografia
XVII Exposição Europeia de Arte Ciencia e Cultura, Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: 1983
SOUSA, Maria da Conceição Borges - "Mesa de centro", in Henri Burnay, de banqueiro a coleccionador. Lisboa: IPM/CMAG, 2003
Exposições
XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura "Os Descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento"