Técnica: Madeira entalhada, latão (cabeça dos parafusos) e latão dourado (espelhos dos puxadores)
Dimensões (cm): Alt. 99 x Larg. 135 x Prof. 65,5
Descrição: Cómoda com tampo rectangular, com rebordo moldurado, frente ondulada e cantos dianteiros arredondados e salientes. A frente e as ilhargas são onduladas - vertical e horizontalmente-, e os cantos salientam-se da caixa. A frente é ocupada por três gavetões, com frentes lisas, e a toda a largura.
Na frente, a base é recortada e entalhada, com um pequeno avental (ou saial), solução que se repete nas ilhargas.
As pernas são baixas e curvas, e os pés são entalhados.
A decoração entalhada distribui-se pelos cantos, pelo recorte inferior da frente e das ilhargas e pelos pés: motivos concheados, volutas e folhagem do reportório "rocaille".
No espelhos de fechadura, representação do Baptismo de Cristo.
Incorporação: conventos extintos (Lisboa, Convento das Salésias)
Bibliografia
PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo. Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XIX. Lisboa: I.P.P.C./S.E.C., 1985-1987
JUNQUERA, Juan José; THORNTON, Peter, RICE, Tamara Talbot - Il Mobile. Spagna.Portigallo-Paesi Scandinavi-Rissia. Milano: Grupo Editoriale Fabbri, 1981
PINTO, Maria Helena Mendes; SOUSA, Conceição Borges de - Roteiro da exposição de mobiliário português do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM, 2000
PINTO, Maria Helena Mendes - "Móveis", in Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII. Lisboa: S.E.C./M.N.A.A., 1979
SOUSA, Maria da Conceição Borges, Mobiliário Português. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga/Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2019
Exposições
Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII