Oratório
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 1617 Mov
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1750/1775
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Madeira de pau santo entalhada, casquinha entalhada, vazada e dourada, tela pintada
-
Dimensões (cm): Alt. 175 x Larg. 130 x Prof. 44
-
Descrição: Oratório (alçado de um conjunto habitualmente formado por um oratório assente numa cómoda, ou numa cómoda-papeleira) de secção rectangular, com duas portas e frontão curvo, e interior armado em oratório.
A cimalha, moldurada, é rematada por uma pluma central, ladeada por volutas, concheados e folhagem que se prolonga em festões; em cada canto, possui um pináculo assimétrico e entalhado em molduras curvas com concheados.
A frente e as ilhargas...
Ver mais são planas, e as arestas apresentam-se salientes, lisas e facetadas em pilastras, rematadas por pequenos modilhões (ou mísulas) estriados verticalmente. As portas são almofadadas por moldurados e as ilhargas lisas.
Possui espelho de fechadura em latão com motivos "rocaille": concheados, volutas e folhagem.
No interior, elementos em talha dourada - volutas, concheados, palmetas e festões - rematam a frente (topo e lados); o fundo é subido através de uma estrutura - banco retabular - curvado nos extremos, sendo a face frontal decorada com pintura de fingimento, em marmoreado azul, com elementos de talha dourada aplicados (concheados "rocaille") e a superfície da base com pintura de finjimento marmoreada; os cantos são ocupados por uma estrutura em quarto de círculo, com frontão interrompido, pilastra e mísula, esta última encimada por elementos vegetalistas pendurados, volutas vegetalistas, palmetas e concheados.
O fundo é pintado com resplendor rodeado de nuvens, e o intradorso das ilhargas e da abóbada com pinturas decorativas a azul, rosa e amarelo (sugerindo dourado) figurando entrelaçados, folhagem, motivos concheados, rosetas e raminhos de flores. No fecho da abóbada, a Pomba do Espírito Santo sobre uma nuvem com resplendor em talha.
A cobertura exterior é forrada com tela. Fechar
-
-
-
Incorporação: Legado Manuel Gomes Pereira (processo 2-M-5, n.º 40112 da secretaria do MNAA)
-
Bibliografia
- PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo. Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XIX. Lisboa: I.P.P.C./S.E.C., 1985-1987
- PINTO, Maria Helena Mendes; SOUSA, Conceição Borges de - Roteiro da exposição de mobiliário português do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM, 2000