Arqueta-escrivaninha
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 1661 Mov
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 16/17
-
-
Técnica: Decoração pintada e entalhada.Decoração a laca e a folha de ouro. Emalhetado em cauda de andorinha, provavelmente cavilhado. Gavetas na frente com malhetes rectos. Fundo preso com pregos de cabeça batida (habitual)
-
Dimensões (cm): Alt. 35, 71 (aberta) c pés x Larg. 75 x Prof. 57
-
Descrição: Arca rectangular com tampa plana articulada por meio de engonços. Frente com pequena gaveta à direita dividida em três compartimentos. Apoia-se em quatro pés entalhados em forma de cabeça de leão estilizado.
O interior da caixa apresenta-se dividido em duas partes: do lado direito encontra-se um escaninho com três divisórias, com tampa e fechadura própria, do lado esquerdo existe uma divisória corrida aberta.
Decoração em talha baixa lacada e dourada, emoldurada por frisos planos pintados a ouro com motivos geométricos: triângulos sobre quadrícula miúda. Exteriormente usaram-se enrolaments de motivos florais e vegetalistas que se interseccionam. A tampa apresenta ao centro motivo cruciforme de onde partem os mesmos enrolamentos de forma simétrica e oposta.
O interior da tampa apresenta em reserva rectangular decoração pintada e em talha baixa, realçada a ouro, uma figura central feminina sobre crescente lunar, empunhando uma haste de lotus à maneira de uma palma de mártir; está representada no alto de escadaria e enquadrada por pórtico, tendo como fundo elementos florais e vegetalistas em relevo e, em plano, aves diversas tratando da alimentação dos filhos no ninho. A moldura que envolve a cena já não é em talha baixa e apresenta pintados a ouro densos enrolamentos vegetalistas. A tampa do escaninho mostra vestigios de identica decoração pintada a ouro.
A arca fecha por meio de ferrolho (posterior) e apresenta na frente duas fechaduras (originais) com espelho em forma de escudo, e lateralmente duas argolas (posteriores) para transporte.
-
-
-
Incorporação: Bernardo d'Orey Pinheiro
-
Centro de Fabrico: Golfo de Bengala ?
Bibliografia
- O mundo da laca. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001