Arca
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 386 Mov
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Correeiro de obra grossa)
-
Datação: Século 16
-
-
Técnica: Couro gravado
-
Dimensões (cm): Alt. 38,5 x Larg. 115 x Prof. 46
-
Descrição: Arca de forma paralelepipédica revestida a couro, com tampa rectangular. Possui cantoneiras e cintas integradas nas dobradiças, duas nos ferrolhos e duas no tampo com extremidades alargadas lobuladas, tal como o centro das mesmas, de recorte idêntico. Os dois espelhos de fechadura são lisos, de forma quase quadrada, com ferrolhos de forma circular, com recorte lobulado e haste. Possui três puxadores de "tesoura" na frente, um colocado na cinta central e, nas ilhargas, argolas com espelhos únicos recortados em chapa metálica, com forte estrangulamento central.
Na frente, o couro apresenta uma decoração incisa composta por uma sucessão de SS deitados entre linhas rectas paralelas, alternando com espinhados delimitados igualmente por linhas rectas paralelas.
Interior forrado a linho avermelhado, tendo na tampa decoração geométrica traçada por fitilho fixado por pequenos pregos amarelos.
-
-
-
Incorporação: Conventos extintos (Braga, Convento de S. Salvador)
-
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
- FERRÃO, Bernardo - Mobiliário Português. Dos Primórdios ao Maneirismo. A Centúria de Quinhentos, vol. II. Porto: Lello & Irmãos - Editores, 1990