Descrição: Fólio 19 verso.
Iluminura que inicia as Horas do Espírito Santo.
No quadro principal é representado o Pentecostes num interior gótico, simbolizando a câmara alta em Jerusalém. À esquerda, a Virgem Maria é representada de joelhos perante uma estante coberta por um pano e decorada nas ilhargas com pergaminho enrolado. Sobre este móvel, está um livro aberto, no qual a Virgem segue uma oração. À sua volta, os apóstolos demonstram um olhar atento à... Ver mais sua figura. À direita é representado S. João. No topo deste quadro e ao centro da composição, a pomba do Espírito Santo emana raios de luz em direcção aos apóstolos.
A tarja envolvente é preenchida com várias flores, frutos e dois pássaros, um dos quais sai de dentro de uma casca de caracol.
Origem/Historial: Este livro pertenceu à família Guerreiro Aboim, cujo brasão de armas foi acrescentado num fólio inicial e segundo consta na inscrição
existente no 2º fólio.
O brasão (conferido em Dezembro de 1801) deve estar relacionado com José de Brito Guerreiro Mascarenhas Aboim que foi fidalgo da corte de D. João VI e capitão da companhia de cavalaria das Ordenanças de Lagoa. (Dagoberto Markl).
Incorporação: Adquirido a Eliezer Kameneski.
Bibliografia
MARKL, Dagoberto - Livro de Horas de D. Manuel. Maia: Crédito Predial Português/INCM, 1983
Exposições
O Santo do Menino Jesus. Santo António, Arte e História
Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga
13/6/1995 a 31/12/1995
Exposição Física
Santo António. O Santo do Menino Jesus
S. Paulo, Museu de Arte de S. Paulo Assis Chateaubriand