Técnica: Escultura de vulto a 3/4 com as costas escavadas. Policromada e dourada.
Dimensões (cm): Alt. 120 x Larg. 37 x Prof. 23,8
Descrição: São João Baptista esculpido de pé, segurando na mão esquerda o Livro fechado sobre o qual se releva o Cordeiro, apontando para ele com o dedo indicador da mão direita.
Está representado com rosto envelhecido, de feições personalizadas com os malares salientes, nariz adunco, boca fina e olhos bem marcados, ressaltados pelas rugas; a testa alta mostra rugas transversais vincadas. A cabeça é emoldurada pelos cabelos longos, caídos em pequenos caracóis enrolados, esculpidos simetricamente. Os cabelos prolongam-se pela barba comprida que apresenta o mesmo tipo de trabalho escultórico.
Traja túnica de pele, sem mangas, cintada, e manto. O manto está lançado sobre as costas, agrupado no peito sob as barbas; envolve o corpo dispondo-se da direita para a esquerda. Forma uma grande aba com virola solta caída na parte frontal da imagem, antes de se ir agrupar sobre o antebraço esquerdo, a partir de onde cai escalonado. O drapeado do manto é dinâmico, acompanha o movimento do joelho direito em flexão, formando cunhas profundas com saliências trabalhadas em perfis redondos.
O Santo está descalço sobre o parterre, com pé colocado em oblíquo. Ainda sobre o parterre ou plataforma, vê-se a ponta da pele da túnica.
Na policromia domina o dourado, o castanho e as carnações.
A imagem está colocada sobre uma base não original.
Origem/Historial: Pertenceu à Colecção do Comandante Ernesto Vilhena.
Integrou o lote de esculturas que permaneceram na propriedade da família quando, em 1969 a Colecção foi doada ao Estado Português.
Incorporação: Leilão Leiria e Nascimento (24 Outubro 2001, lote 176). Pertenceu à Colecção do Comandante Ernesto Vilhena
Bibliografia
CARVALHO, José Alberto Seabra de; CARVALHO, Maria João Vilhena de - A Espada e o Deserto. Pintura e Escultura das Reservas. Lisboa: MNAA, 2002
Exposições
A Espada e o Deserto. Pintura e Escultura das Reservas