Banco
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 2169
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
-
-
Técnica: Banco ensamblado, entalhado e torneado.
-
Dimensões (cm): Comp. 158,2 x Alt. 49,6 x Prof. 38
-
Descrição: Banco de assento estreito, de forma rectangular, com aro de linhas e ângulos rectos, inteiramente revestido de couro escurecido, fixo frontalmente por pregaria grossa de latão.
Apoia-se em dez pernas torneadas, com pequeno balaústre colocado entre disco, inserindo-se entre cubos de intersepção, lisos, terminando em "pés de pincel".
Apresenta trempe igualmente torneada, inserindo-se as travessas frontais, no cubo superior, a meia altura da perna, e as travessas laterais, mais delgadas, no cubo junto ao pé. São formados por dois finos balaústres lisos, opostos - de base circular e com pequeno anel, que se repete ao centro - separados por estrangulamento no centro do qual se inscreve um disco.
No couro lavrado do assento dispõem-se quatro rectângulos, marcando outros tantos lugares, delimitados por filete de sucessão de pequenos semi-círculos (simulando rendilhado), definindo um fundo, onde se dispõe, ao centro, quadrifólio, dentro de reserva polilobada. Esta é defenida por quatro volutas, envolvidas por quatro pares de outras grandes volutas de folhagem, afrontadas. Estas colocam-se de maneira a que a linha de junção entre elas se inscreve no eixo de um dos quatro ângulos do assento, marcados por folhagem de acanto estilizada, que erradia da união das volutas afrontadas.
-
-
Origem/Historial: Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.