Tamborete
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 1068
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
-
-
Técnica: Tamborete ensamblado, entalhado e torneado.
-
Dimensões (cm): Alt. 53,6 x Larg. 38 x Prof. 38,4
-
Descrição: Tamborete, assento de forma quadrangular, com aro de linhas e ângulos rectos, revestido de couro, fixo por pregaria grossa de latão. Apoia-se em pernas torneadas, com pequeno balaústre colocado no meio do disco - entre cubos de intercepção, lisos, de cantos boleados - terminando em "pés de pincel".
A travessa frontal e a traseira da trempe colocam-se à mesma altura, inserindo-se no cubo superior e as travessas laterais, no cubo inferior, junto ao pé. Ambas apresentam a mesma disposição dos elementos torneados: dois finos balaústres, opostos, lisos - de base circular, e anel, ao centro, que marca igualmente o centro do balaústre - separados por estrangulamento, no centro do qual se inscreve um disco.
O couro do assento é decorado por filete de sucessão de pequenos semicírculos (simulando rendilhado), definindo um fundo, onde se dispõe, ao centro, quadrifólio, dentro de reserva polilobada. Esta é definida por quatro volutas, envolvidas por quatro pares de grandes volutas de folhagem afrontadas, colocadas de maneira, a que a linha de junção entre elas se inscreva no eixo de um dos quatro ângulos do assento. Estes são marcados por folhagem de acanto estilizada, que erradia da união das volutas afrontadas.
-
-
Origem/Historial: Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.