Consola
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 1069
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
-
-
Técnica: Consola ensamblada, entalhada e torneada.
-
Dimensões (cm): Comp. 89 x Alt. 87 x Prof. 46
-
Descrição: Consola com tampo em mármore branco, de formato rectangular, acompanhando a acentuada ondulação da frente do aro. Este é percorrido superiormente por friso moldurado, que sublinha igualmente o acentuado recorte inferior, desenvolvendo, ao centro, avental em semi-círculo. Cantos arredondados e ilhargas de linhas direitas, com almofada lisa e moldurada, ocupando quase toda a sua largura. Apoia-se em duas pernas largas e recortadas, descrevendo, frontalmente, duas largas volutas em C, molduradas e de acentuada concavidade. Estas definem a altura dos dois níveis de vazamento laterais, no centro dos quais se insere uma peça vertical recortada, de extremidades lanceoladas. Base com recorte ondulado, assentando em fina régua moldurada.
Apresenta duas prateleiras, recuadas, acompanhando a ondulação frontal do aro onde se insere, ao centro, cartela oval entalhada (delimitada por friso moldurado e preenchida por tarjas horizontais).
-
-
Origem/Historial: Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.