Relógio de caixa alta.
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 436
-
Super Categoria:
Ciência e Técnica
-
Categoria: Uso e Consumo Doméstico
-
Autor:
Autor desconhecido
-
-
-
Técnica: Estrutura em pinho maciço policromado. Mecanismo em metal: mostrador em latão dourado, com rebatidos e anel de capítulo esmaltado.
-
Dimensões (cm): Comp. 44 x Alt. 221,5 x Prof. 26,5
-
Descrição: Relógio de caixa alta "de coluna" ou "de escada". É constituído por dois corpos sendo o corpo superior saliente, formado pela caixa da máquina, de forma paralelepipédica ao alto. Cimalha recta e saliente com friso de perfil côncavo e ângulos em aresta viva. Apresenta, na frente, uma porta com vidro, com remate em arco de círculo.
Apoia-se numa coluna alta, de secção rectangular, de forma bojuda ao fundo, em forma de viola. Ao centro apresenta ...
Ver maisuma abertura envidraçada (que guarda o pêndulo), acompanhando o desenho da forma exterior da coluna. Assenta numa base igualmente de secção rectangular, alargando em direcção à base. Pés de esquadro com recorte lateral.
A superfície da peça é pintada em fingimento de outras madeiras e o seu perímetro sublinhado por duplo filete dourado, que contorna igualmente as aberturas envidraçadas. Na coluna dispõem-se, verticalmente, grandes flores, em tons de vermelho e amarelo e elementos vegetalistas esverdeados, semelhando espiga de trigo, e botões de flor, que saem de hastes delgadas. Na base, na frente, num medalhão oval observa-se uma composição pintada tendo, ao, centro, uma figura masculina.
O mostrador acompanha a forma da porta, em arco de círculo, apresentando anel de capítulo esmaltado, com numeração romana a negro, marcando as horas. Ponteiros recortados e vazados de extremidade lanceolada. Restante superfície do mostrador constituída por placa de metal dourado (latão?), decorada por cesto com flores, que pendem lateralmente.
Fechar
-
-
Origem/Historial: Acta da Reunião Ordinária da Câmara Municipal da Guarda de 14 de Fevereiro de 1951: "Autorizações de pagamento nº. 162: Uma mesa e um relógio antigo para o referido museu - 1730$00. ...".
Acta da Reunião Ordinária da Câmara Municipal da Guarda de 25 de Abril de 1960: "Despezas autorizadas - a Augusto Cerdeira Monteiro, de consertos num relógio antigo, do Museu Regional - 40$00. ...".
Acta da reunião ordinária da Junta Distrital da ...
Ver maisGuarda de 5 de Agosto de 1966: "...Pagamentos - a José Augusto da Silva, de conserto num relógio do Museu Regional, cento e cinquenta escudos;...".
Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003.
A policromia é de fingimento já que pretende imitar uma variedade de madeira mais nobre. Fechar
-
Incorporação: Acta de reuinião ordinária da Câmara Municipal da Guarda em 14 de Fevereiro de 1951.
-
Bibliografia
- Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.