Cadeira
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 2161
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Cadeira ensamblada, torneada e entalhada.
-
Dimensões (cm): Alt. 119,1 x Larg. 48,2 x Esp. 45,7
-
Descrição: Cadeira de espaldar alto, de formato rectangular, de lados direitos (encimados por pinos de metal torneado) com cachaço elevado e recortado, rematado por semi-círculo, forma que se repete inferiormente, mas menos acentuada e mais simplificada. Apoios de espaldar torneados - com bola achatada e balaústre entre anéis - formados pelo prolongamento das pernas traseiras, igualmente torneadas, apresentando balaústre entre prismas de intercepção, de cantos cortados e pés de secção quadrangular. Pernas dianteiras, igualmente torneadas, apresentando bolbo e troço cilíndrico entre anéis, separados por prismas terminando em pés de cachimbo.
Assento de forma trapezoidal, com aro de linhas direitas e ângulos em aresta viva. Testeira entalhada, moldurada e vazada em forma de SS entrelaçados, dispostos na horizontal. Travessas laterais e traseira igualmente torneadas, apresentando balaústre e troço cilíndrico, entre anéis.
Espaldar e assento revestidos inteiramente de couro lavrado fixo por pregaria grossa de latão. O couro do espaldar é percorrido por friso perlado, com orla exterior denticulada, definindo um fundo pontilhado, apresentado, ao centro, escudo, contendo pequena haste com três flores, sobrepujado por coronel de cinco florões. O escudo é ladeado por enrolamentos vegetalistas que brotam de um ladrilho florido, encimado, junto ao cachaço, por motivo concheado. No assento repete a moldura do espaldar, dispondo-se, ao centro, um florão ladeado por flores e folhagem.
-
-
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.