Técnica: Cadeira ensamblada, entalhada e torneada.
Dimensões (cm): Alt. 127,9 x Larg. 47,9 x Prof. 42,9
Descrição: Cadeira de espaldar alto, de forma rectangular, linhas direitas e cachaço alteado e recortado, rematado por arco de círculo. Apoios torneados - bolbos e bolachas entre anéis - formados pelo prolongamento das pernas traseiras, igualmente torneadas. Pernas dianteiras torneadas, com forma piriforme separada por duas bolas achatadas, encimando prisma de intercepção, com cantos cortados. Assenta em pés piriformes.
Testeira - inserindo-se no primeiro terço da altura das pernas dianteiras - entalhada, moldurada e vazada em forma de SS entrelaçados, dispostos horizontalmente. Travessas laterais e traseira igualmente torneadas apresentando formas piriformes, separadas por anéis.
O couro do espaldar é decorado por friso denticulado, enquadrando um fundo pontilhado, preenchido por albarrada, assente em ladrilho florido, perspectivado. Asas em forma de cabeça de pássaro, ladeada por duas aves pousadas, de penas longas.
No couro do assento repete a cercadura e o fundo pontilhado do espaldar, onde, no entanto se insere, ao centro um florão. Deste desprendem-se, inferior e superiormente, enrolamentos vegetalistas com flores, que se espraiam pelo fundo do assento.
Origem/Historial: Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003.
Incorporação: Desconhecido
Bibliografia
Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.
Exposições
1ª Feira Internacional de Caça das Beiras ".Beira Caça"