Cadeira de braços.
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Museu: Museu da Guarda
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Nº de Inventário: 2165
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Mobiliário
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Autor:
Autor desconhecido
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Técnica: Cadeira ensamblada, entalhada e torneada.
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Dimensões (cm): Alt. 134,3 x Larg. 60 x Prof. 57,6
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Descrição: Cadeira de braços, espaldar alto, de forma rectangular, com cachaço alteado e trilobado - cujo lóbulo central, mais desenvolvido, descreve arco de círculo - e recorte inferior em chaveta. É revestido de couro escurecido, lavrado, fixado por pregaria grossa de latão, rematando no topo dos montantes e do cachaço, por pináculos de metal torneado, apresentando ao centro, de um e outro lado, pétala estilizada.
Assento de forma ligeiramente trapezoi...
Ver maisdal, com aro de linhas direitas, e ângulos rectos.
Prumadas de linhas direitas e torneadas, apresentando, nas pernas dianteiras entre discos, troços cilindricos e bola achatada, que se colocam entre prisma de intercepção, assentando em pés de pincel. Pernas traseiras com idêntica solução, mas desprovidas da forma prismática, assentando em pés paralelepipédicos ao alto. Trempe torneada em forma de H descentado. Os braços, inserem-se sensivelmente a um terço de altura do espaldar, descrevendo um S alongado, apresentando, junto daquele, serpente enrolada, entalhada, e, na extremidade, cabeça de animal fantástico, projectando-se para além dos seus apoios. Estes inserem-se no prolongamento das pernas dianteiras, seguindo, a mesma disposição dos elementos torneados. Testeira entalhada, moldurada e vazada, desenhando dois SS entrelaçados, dispostos horizontalmente.
No couro gravado do espaldar, observa-se um friso denticulado, ladeando faixa de folhagem de acanto estilizada, delimitando uma composição que preenche a totalidade do campo. Neste observa-se, em cima, largo motivo concheado que se eleva no meio de dois motivos em voluta e, ao centro, um escudete polilobado encimado por coronel. No escudete - suportado lateralmente por sereia com cauda enrolada terminando em cabeça de animal fantástico - coloca-se águia bicéfala, encimada por enrolamento em volutas e, em baixo, hastes vegetalistas, desenhando dois SS afrontados, unidos inferiormente, por anel denticulado e extremidades enroladas de folhagem. A decoração do couro do assento repete o friso e a faixa periférica do espaldar, apresentando cantos marcados por uma flor e, ao centro, uma grande flor envolvida por flores e folhagem. Fechar
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Origem/Historial: Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003.
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Incorporação: Desconhecido
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Bibliografia
- Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.