Cadeira.
-
Museu: Museu da Guarda
-
Nº de Inventário: 2167
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
-
-
Técnica: Cadeira ensamblada, entalhada e torneada.
-
Dimensões (cm): Alt. 146,8 x Larg. 67,8 x Prof. 61,7
-
Descrição: Cadeira de espaldar alto, de forma rectangular, lados direitos, revestido a couro lavrado, fixado por pregaria grossa de latão. Cachaço alteado e recortado, descrevendo, no topo, arco de círculo e recorte inferior menos acentuado, desenhando chaveta. Apoios do espaldar de secção quadrangular apresentando, frontalmente, estreita canelura. Braços encurvados em "S" alongado, enrolando nas extremidades, percorridos, lateralmente, por friso em voluta - ultrapassando os seus apoios - e decorados, por folhagem de acanto entalhada, junto à inserção no espaldar. Apoios torneados em espiral, formados pelo prolongamento das pernas dianteiras.
Assento de forma trapezoidal, revestido de couro lavrado, fixado por pregaria grossa de latão. Pernas igualmente torneadas, apresentando troços espiralados entre cubos de intercepção, apoiando-se, as traseiras, em pés de secção quadrangular e as dianteiras em pés de pincel. Travessas laterais igualmente torneadas em espiral. Testeira entalhada, moldurada, recortada e vazada, com volutas entrelaçadas, dispostas horizontalmente, formando dois "SS" entrelaçados com apontamentos de folhagem.
O couro do espaldar é decorado por duplo friso paralelo - sendo o exterior percorrido por encordoado e o interior liso - ladeando faixa de denticulado, delimitando um fundo pontilhado. Neste dispõem-se verticalmente, no meio de folhagens e enrolamentos vegetalistas, duas longas volutas em C, preenchidas por motivos de escamas, apresentando, dupla extremidade enrolada - assumindo, as viradas para o exterior, cabeça de animal fantástico.
Junto ao cachaço motivo concheado encimando volutas de folhagens com flores. No couro do assento, idêntico arranjo decorativo, mas com composição disposta no sentido da largura, centralizada por um florão.
-
-
Origem/Historial: Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003.
-
Incorporação: Desconhecido
-
Bibliografia
- Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.