Técnica: Banco entalhado e ensamblado. Brasão pintado.
Dimensões (cm): Alt. 147 x Larg. 169,2 x Prof. 43
Descrição: Espaldar de forma oval, moldurado, fixando-se ao assento por três suportes moldurados, o central muito estreito e os laterais recortados em forma de voluta simplificada e invertida. É reforçado no tardoz por travações verticais. Cabeceira com moldurado duplo, periférico, percorrida interiormente por filete de solução de duas pérolas entre segmento recto. É encimada por composição entalhada apresentando no espaldar, ao centro, urna florida de onde pendem duas finas grinaldas enroladas, são ladeadas por friso de folhas de louro.
Apresenta na cabeceira, ao centro, um brasão de armas pintado.
Assento de forma rectangular ligeiramente saliente e boleado. Aro de linhas direitas com caneluras verticais equidistantes apresentando cantos salientes de onde se projectam as pernas de linhas direitas. As pernas apresentam o topo estrangulado, assumindo seguidamente forma de tronco de pirâmide invertida.
Brasão de forma oval, partido em pala, com elmo de prata voltado à dextra e ornado com "paquife". Ramagens de flores, envolvem parte do escudo, ornado com o chamado "laço de amor", encima a composição um timbre.
Brasão de armas:
Escudo oval partido em pala:
Direita - Armas dos Peixoto - enxaquetado de ouro e azul, de sete peças em faixa e seis em pala;
Esquerda - Armas dos Figueiredo - de vermelho, de cinco folhas de figueira de verde, perfiladas e nervadas de ouro.
Elmo: de prata, guarnecidos de ouro, posto a 3/4 e volvido à dextra, gradeado, aberto.
Virol e Paquife: de ouro e azul.
Correias: de sua cor, com biqueira de ouro.
Timbre: o dos Peixoto, que é um corvo marinho de prata, segurando no bico um peixe de prata.
Origem/Historial: Doação da Câmara Municipal de Gouveia. Em 22 de Março e 3 de Abril de 1988 este banco esteve no Governo Civil da Guarda, por ocasião da Presidência aberta do Presidente da Républica Dr. Mário Soares na cidade da Guarda. Presumivelmente a peça será originária de Casa Nobre da Beira. Não havendo elementos seguros para identificação, poder-se-á dizer, com razoável margem de segurança, que terá vindo de um lugar situado entre Viseu, Nelas, Santar e Ervedal da Beira.
Estudo realizado pelo Dr. José António Proença da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves em 4 de Agosto de 2003.
Incorporação: da Câmara Municipal de Gouveia.
Bibliografia
CARVALHO, Sérgio Luís de - Iniciação à heráldica portuguesa. Grupo de trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses: 1996
Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.