Descrição: Quadro decorativo incluindo uma gravura que reproduz uma imagem em madeira policromada do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré. A gravura é envolvida por pequenas flores de papel prata colorido e é protegida por uma caixa de vidro delimitada por moldura decorada a papel amarelo e flores de várias cores.
Origem/Historial: As “lâminas” ou “lâmedas” são trabalhos de arte popular do Sítio da Nazaré, relacionados com o culto a Nossa Senhora da Nazaré. Cumpriam uma função simultaneamente votiva e de recordação da vinda do peregrino ao Santuário.
São compostas por uma gravura (do Milagre de Nossa Senhora da Nazaré a D. Fuas Roupinho), envolta por pormenores florais ou outros elementos alusivos ao mar e à pesca, pintados a anilina ou realizados com colagens de papéis coloridos e tecido.
Eram muito frequentes na primeira metade do século XX, sendo vendidas sobretudo durante as Festas de Nossa Senhora da Nazaré (8 de Setembro), em tendas montadas junto ao Santuário.
Incorporação: Mandato legal. Adquirido por liquidação de herança de Tito Calixto. Faz parte da colecção de bens móveis entregue ao Museu pelo Ministério Público de Alcobaça (sentença de 20/09/1991).