Descrição: PRATO DE NUREMBERGA, com uma identificação que veio a ser conhecida como Prato de Esmolas ou de Oferendas de Nuremberga, produzido em liga de latão nas técnicas de batimento e de repuxado; apresenta como decoração, do centro para a periferia do campo, núcleo central moldeado com elementos em forma de pérola - sugestão de infrustescência? - moldurados por canelura circular convexa e banda de gomados inclinados em sugestão de movimento, sendo esta circundada por outra moldura seguida de faixa em que se inscreve uma inscrição, que se repete, em capitais de influência gótica, com alguns unciais: «DERINFRIGHWART» (?) que significará "Aquele está conservado em paz", envolta por outra legenda em carateres igualmente góticos de menor dimensão; a aba é plana e decorada com duas orlas de motivos puncionados, coroas inscritas em losangos e bordadura fitoforme.
Orifícios na banda indiciam presumível uso como prato de balança, que terá correspondido a uma funcionalidade destas peças, quando perdida a sua finalidade original; refere-se ainda que a tradução da legenda permite pensar numa inspiração religiosa.
Incorporação: Senhor Dr. José Maria da Costa Júnior
Centro de Fabrico: Oficinas Neerlandezas (?). Antuérpia, cidade de Escalda (?)(*) Portugal (?) (**)
Bibliografia
SANTOS, Luis Reis. - «Os Pratos de Nuremberga da Casa Museu de Guerra Junqueiro», Câmara Municipal do Porto, 1965.
LOPES, Carlos da Silva.-«Pratos com Buustos de Cícero», in "Os Pratos de Nuremberga da Casa Museu de Guerra Junqueiro", CMP, 1965.
FERREIRA,J. A. Pinto. - «Tentativa de Interpretação das Inscrições» in «Os Pratos de Nuremberga da Casa Museu de Guerra Junqueiro», CMPorto, 1965