Descrição: PRATO GRANDE em faiança branca, com decoração pintada a azul com contornos a vinoso; aba larga alteada em plano inclinado; fundo prenchido por medalhão circular delimitado por triplo filete a vinoso e a azul, o último dos quais recaindo na parede e intervalados por tarja a branco; naquele inscreve-se uma paisagem com árvore central da qual se erguem ramos laterais com folhas, sendo ladeada por dois edifícios simétricos de feição cilíndrica simulando uma porta ovalizada no piso térreo e duas janelas no piso superior numa das casas como frestas e, na outra, com recorte oval, destacando-se a ausência de telhado, e observando-se no topo das construções um elemento de recorte circular não identificado; a aba é decorada com uma faixa barroca de enrolamentos vegetalistas, presumida representação de folhas de acanto, delimitada por filetes a vinoso; na bordadura corre uma tarja lisa a azul.
Neste prato de produção seiscentista salienta-se o carater artesanal da expressão decorativa na qual se assinala um período de transição, pela dupla fonte que denuncia, a central de influência oriental e, a da aba, de integração europeia.
Exposições
UM OLHAR PELA FAIANÇA DO BARROCO: Coleções do Museu dos Biscainhos (1992). Instituto Português de Museus, Museu dos Biscainhos, Braga. Catálogo