Técnica: Madeira torneada, entalhada e vazada; couro lavrado.
Dimensões (cm): Comp. 480 x Alt. 141,5 x Larg. 513 x 625
Descrição: Cadeira de braços, de madeira, com assento e espaldar de couro lavrado fixado por pregaria grossa de latão; assento trapezoidal e espaldar de formato rectangular verticalizado com os bordos recortados, sendo o superior rematado, nos cantos, por dois pinos do mesmo metal.
Braços encurvados e enrolados nas extremidades com apoios torneados; pernas e travessas laterais e traseira torneadas; testeira entalhada, recortada e vazada em forma de conch... Ver maisa; nas pernas dianteiras apresenta, nas partes lisas, flores entalhadas.
Ornamentação do couro: no espaldar, moldura constituída por um friso de folhas de acanto estilizadas com cercadura formada por denteados floridos (?) e fiada de folhas estilizadas na orla exterior; ao centro, dama trajando à moda do século XVII, segurando um papagaio, inscrita em cartela composta por volutas, folhas e dois bustos de aves com seios segurando nos bicos uma grinalda: no campo, entrelaçados de folhas de acanto e flores, com dois meninos desnudos, evoluem em direcção à parte cimeira, coroada por albarrada com três flores e ladeada por dois pássaros.
Assento: moldura igual à do espaldar; ao centro, florão inserido em cartela formada por dois frisos denteados; no campo, envolvendo a cartela, entrelaçados de folhas de acanto e flores.
Técnica do couro lavrado a cinzel, com aplicação de calcador de linhas nas nervuras e no corpo dos meninos laterais, calcador quadriculado em outras áreas da ramagem, e o fundo foi texturado em grão com punção de cinco esferas em linha. Nas nervuras e no corpo dos meninos laterais foi utilizado um calcador de linhas, em partes da ramagem recorreu-se a um calcador quadriculado e um calcador liso (ou modelado), proporcionando a mestria do alto relevo típico do Barroco. Um ferro de ponto criou nervuras e linhas medianas nas pétalas. O traje da dama foi rendilhado com punção em forma de "m".
Uma minúscula punção em forma de flor - inscrita num quadrado de 5 mm, que também aparece em outras cadeiras - decora o interior de faixas da moldura.
Uma outra punção decorativa foi empregue nas linhas verticais do exterior da moldura do espaldar e em torno do exterior do assento. Estas punções são designadas de "cercadura".
Tematicamente, o desenho da dama com papagaio permite inferir sobre as ligações de Portugal com as colónias, bem como a importação de pássaros exóticos. Sobre a dama existe uma albarrada de dois argos (?), aves da família dos pavões, motivo possivelmente importado do Oriente através de outras artes decorativas. Os elementos supra mencionados encontram-se em diferentes exemplares nacionais, designadamente no Palácio Nacional de Sintra e no Paço de Vila Viçosa o que poderá indicar tratar-se de produção de uma mesma oficina.