Cadeira de braços

  • Museu: Museu dos Biscainhos
  • Nº de Inventário: 473 MB
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Mobiliário
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 17
  • Técnica: Madeira torneada e entalhada; couro lavrado.
  • Dimensões (cm): Alt. 102,6 x Larg. 55,1 x Prof. (assento) 40,1
  • Descrição: Cadeira de braços, de madeira, com assento e espaldar de couro lavrado fixado por pregaria grossa de latão, ambos rectangulares e o último rematado por pinos do mesmo metal; braços encurvados e enrolados em voluta nas extremidades; suportes do espaldar, pernas e travessas laterais e traseira torneados; testeira entalhada, recortada e vazada em forma de concha. Ornamentação do couro: no espaldar, moldura constituída por um friso de entrelaçados; ao centro, escudo peninsular - com banda carregada de três flores e acompanhada de dois lobos (?), com elmo de grades, paquife e, por timbre, a cabeça de um lobo (?); no campo, prolongamento do paquife de ramagens com flores. No assento, moldura igual à do espaldar; ao centro, um entrançado envolvido por quatro segmentos de folhagem; no campo, entrelaçados de ramagens evoluindo dos segmentos centrais. A presença da heráldica indicia tratar-se de uma peça de presumível encomenda senhorial. Técnica do couro lavrado: o espaldar e o assento apresentam uma bainha em pele de carneira. A finura das linhas e o seu acabamento em "degradé" apontam para que o lavrado tenha sido realizado com faca de incisão. O texturado foi obtido através de um fosco de grão. Na definição do elmo foi utilizada uma punção de linhas paralelas, possivelmente martelada na posição inclinada, para conseguir o efeito de rebaixamento e "degradé" que se repete no interior das flores quadrilobuladas. Um modelador pode ter sido empregue nas pétalas e na definição das linhas incisas. As três flores na faixa interna do brasão sugerem um gravado pela justaposição de uma punção curva. O lavrado do assento perdeu o relevo por razões de utilização funcional da peça, notando-se apenas o entrançado da ramagem, o fundo granulado e a cercadura. O facto da moldura do encosto estar "atropelada" pela pregaria de latão, permite-nos pensar que o desenho teria sido executado originalmente para uma peça de maior dimensão. No assento, a gravura foi cortada para possibilitar a introdução dos apoios dos braços. O couro é de vaca e tem a espessura de 4 mm. Tematicamente a estrutura do desenho permite presumir ser a peça de um modelo do período renascentista. O entrançado vegetalista presente no assento remete para a época de transição dos motivos mouriscos para os renascentistas ("à Romana"), tratando-se de uma gravura em couro rara no âmbito da produção nacional conhecida. Vd. nº invº 474 MB.
  • Incorporação: Senhor Dr. José Maria da Costa Júnior

Exposições

  • Na Senda do Passado: O Couro Lavrado no Mobiliário Português do Período Barroco

    • Museu dos Biscainhos
    • Exposição Física

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