Título desconhecido (A cultura do chá)
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 1939 (n) MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 13,5 x Larg. 12,2
-
Descrição: Pintura chinesa a aguarela sobre papel de arroz, de formato rectangular, ilustrando uma das fases da cultura do chá, em que os homens descansam das tarefas inerentes àquela. (1). Numa habitação situada à esquerda, à beira de um rio, e que se prolonga para a direita e sobre a água, encontram-se três grupos de homens. Em primeiro plano um homem debruça-se sobre um tabuleiro comprido de rede, segurando dois ramos de folhas de chá. Em frente a ele, sentado num banco e apoiando-se num cajado , um ancião observa-o. Mais atrás, dois homens levam um tabuleiro igual para junto de outros dois encostados a uma parede. No plano seguinte, à direita da composição, no prolongamento da habitação sobre estacas colocadas na água, dois homens conversam entre si, um deles sentado no muro baixo que delimita o espaço interior.
O exemplar em foco integra um "Álbum de Pinturas Chinezas", identificado com o nº invº 1939 MB, encontrando-se as ilustrações coladas sobre folhas de grande dimensão do mesmo, no fundo das quais a identificação temática foi manuscrita a lápis. Na incidência desta pintura, lê-se, "Descanso".
Acompanhando o caderno, existe uma folha pautada, dupla, e avulsa, manuscrita a tinta e introduzindo a numeração de 1 a 24, e respectiva legendagem, sob o título geral de "Pinturas Chinesas". A enumeração encontra-se datada de 22.VII.939, antecedida por uma assinatura, "Matias Tché. S.J.". No canto inferior direito, recaindo na última linha da folha, lê-se uma outra anotação a lápis, "(Por favor do Sr. Padre Júlio de Moraes)".
-
-
-
Incorporação: Doação da Senhora Dona Maria Delfina Amélia Gomes da Silva e Matos de Sousa Cardoso.
-
Centro de Fabrico: China