Descrição: PRATO GRANDE "CARDEAL", OU BACIO "FRANDISCO GRANDE" (?) (1), em liga de estanho, de grandes dimensões e recorte circular, apresenta aba estreita e com rebordo, sendo covo, de parede convexa, fundo plano, e a superfície ostenta tonalidade acinzentada.
Trata-se de uma peça que se considera seiscentista, existindo referências a espécimes idênticos na obra "Estanhos Portugueses" da autoria de Rolando Van Zeller.
Um exemplar similar (nº invº 3452 MB) integra o Circuito de Exposição Permanente do Museu dos Biscainhos, designadamente, as COZINHAS ANTIGAS, ilustrando que as baixelas de estanho que preencheram a Casa Senhorial Portuguesa nos séculos XVI e XVII, foram sendo gradualmente substituídas por materiais de aparato e pela faiança, pelo que os exemplares remanescentes, foram sendo banidos para o contexto das cozinhas, no decurso do Setecentismo, período que o espaço documenta.
Nota
(1) Segundo Rolando Van Zeller, os holandeses designaram uma tipologia de pratos grandes em estanho, de "cardeais" - presumidos bacios "frandisco grande" -, pela sua similitude com os chapéus prelatícios. P.F. vide op. cit..
Incorporação: Proveniente do Museu de Etnologia do Porto
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
VAN ZELLER, ROLANDO. - ESTANHOS PORTUGUES. LIVRARIA CIVILIZAÇÃO, 1985
Exposições
EXPOSIÇÃO PERMANENTE DO MUSEU DOS BISCAINHOS. COZINHA