BANDEIRA DA MONARQUIA CONSTITUCIONAL PORTUGUESA (?)
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2649 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19/20
-
Suporte: Tecido de algodão branco pintado.
-
Técnica: Pintura a a guache (?) nas cores vermelho-sangue-de-boi e azul sobre tecido de algodão branco; costura de algodão policromado na mesma técnica.
-
Dimensões (cm): Alt. 81 x Larg. 99
-
Descrição: BANDEIRA DA MONARQUIA CONSTITUCIONAL PORTUGUESA (?), incompleta, de formato retangular, em tecido de algodão branco pintado a guache (?) em policromia, estruturando dois fundos e aplicação de insígnias através de uma dupla costura mecânica (máquina de costura).
A bandeira é bipartida verticalmente, em branco e azul, em que as Armas Reais se localizariam no centro assentando metade sobre cada uma das cores, o que não acontece porque o lado azul foi parcialmente removido por corte vertical a toda a altura do tecido.
As Armas Reais são constituídas pelo escudo de Portugal contendo uma bordadura de vermelho (neste caso, sangue-de-boi) carregada com os sete castelos envolvendo um outro interno com as cinco quinas ou escudetes de azul, enquadradores de cinco besantes a branco (prata) que desenham uma cruz.
O escudo é encimado pela coroa real fechada - trabalhada no mesmo tom de vermelho e em branco - com os cinco arcos visíveis e um barrete (?) sendo sobrepujada pela cruz Pátea de inspiração Templária, de oito pontas cujos braços estreitam na direcção do centro mas sem extremidades chanfradas.
Os escudos e quinas inserem um recorte inferior em formato de cunha.
A presente bandeira foi constituída por decreto da Regência em nome de D. Maria II em 18 de Outubro de 1830 e correspondeu aos reinados de D. Maria II (1834-1853), Regência (1853-1855), D. Pedro V (1855-1861), D. Luís (1861-1889), D. Carlos (1889-1908) e de D. Manuel II (1908-1910). Foi o diploma real que determinou que a Bandeira Nacional passasse a ser bipartida em branco e azul, ficando este junto da haste e as Armas Reais colocadas ao meio.
-
-
-
-