Descrição: Par de botinas de senhora em calfe tingido de preto (?), com formato de meio cano, apertando do lado exterior, através de sete botões em massa ou matéria sintética e metal, com biqueira ponteaguda e tacão em madeira cintada nas partes laterais e posterior. O cano apresenta uma aplicação em elástico preto em formato de triângulo invertido para ajustamento à dimensão da perna que, associdas a uma alça promove a facilitação do calçar.
O interior... Ver mais é forrado a tecido de algodão branco, reforçado com pele macia nas extremidades do cano e inserindo alças em fita de algodão, e reveste-se de palmilhas em pele.
Na sola de couro de ambos os sapatos apresenta uma marca gravada não identificada, "Bih.." (?).
Origem/Historial: O par de botinas de senhora em análise pertenceu à família da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional contemporânea da confecção do mesmo por parte de elementos femininos da família da citada senhora que foi a esposa do doador.
Incorporação: Doação do Ex.Sr. Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz |Colecção Ex. Sra. Dª Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam," da Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez.
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
Os Triunfos da Moda: o que é o novo calçado de verão. Lisboa: Empresa do Jornal "O Século", nº900, 1923
SILVA, Armando; DAMÁSIO, Luis, SILVA, Guilherme - Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Arcos de Valdevez (Subsídio para estudo da nobreza arcoense), Vol. II: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, 1992
TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005
Exposições
1800.1900 | traje de um século. a colecção do Museu dos Biscainhos