Descrição: Par de sapatos de senhora em tecido de cetim de seda cor-de-pérola, forrado e palmilhado a tecido de linho da mesma cor, apresentando uma forma arredondada na ponta, guarnecido com aplicação de "ruche" e de uma roseta em fita de tecido de seda; torna-se ajustável à dimensão do pé através de fino cordão de fio de seda frouxo; a abertura é debruada por fitilho acetinado que, simultaneamente, serve para a passagem daquele.
Formato raso com sola de couro gravada com estrias de definição do contorno do pé e puncionada com círculos. Na área do calcanhar insere contraforte de couro.
Glossário
"Ruche" / "Tira de tecido pregueada, plissada ou franzida que ornamenta o vestuário". Vide DIMAS, Dina Caetano. "Glossário". in "Museu Nacional do Traje. Roteiro", Instituto Português de Museus, Lisboa, 2005, p. 167.
Origem/Historial: O par de sapatos em análise pertenceu à família da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã da "Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez. Presume-se uma utilização funcional contemporânea da confecção do mesmo por parte de elementos femininos da família da citada senhora que foi a esposa do doador.
Incorporação: Doação do Senhor Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz |Colecção Exª Senhora Dona Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam da “Casa da Ponte” de Arcos de Valedevez.
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
SILVA, Armando; DAMÁSIO, Luis, SILVA, Guilherme - Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Arcos de Valdevez (Subsídio para estudo da nobreza arcoense), Vol. II: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, 1992
TEIXEIRA, Madalena Braz - O Traje Império e a sua Época/1792-1826. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1992.
JOHNSTON, Lucy. - "Nineteenth-century Fashion in Detail", V&A (Victoria and Albert Museum) Publishing, 2009.
Exposições
1800.1900 | traje de um século. a colecção do Museu dos Biscainhos