Colarinho de camisa masculina
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2898 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Fabricante de colarinhos (?))
-
Datação: Século 19/20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 41,1 x Larg. 6,2
-
Descrição: Colarinho de camisa masculina, em tecido de linho branco engomado, constituído por dois panos unidos junto das arestas através de costura em linha da mesma cor, definindo um formato rectangular alongado com um ligeiro estreitamento central e dois prolongamentos nos ângulos inferiores nos quais se inserem duas aberturas caseadas, posicionadas horizontalmente, e que, quando sobrepostas, permitem a inserção de um botão frontal; a estas acresce ...
Ver maisuma terceira, na face correspondente ao lado posterior, posicionada ao centro, que serve para fixação à camisa.
Na face interna apresenta marcas carimbadas a tinta negra, lendo-se na perspectiva do observador, da esquerda para a direita, a primeira interpretada como presumivel identificação de agente de comercialização no nosso país, a "Camisaria Europa / A. A. CORRÊA & COIMBRA / 242. R. SÁ DA BANDEIRA 246. / PORTO.", antecedida pela letra "H" de significado desconhecido; a da direita identificável como referência ao local de fabrico, introduz a psalavra, "BERLIN" encimada por escudo contendo um monograma (?) ou as iniciais CW sobrepostas, e sendo antecedido por dois zeros; segue-se a referência "AMAZONAS 38" que se atribui ao modelo, série ou número.
A avaliação dos carimbos remete a presente peça para uma presumível confecção na cidade de Berlim, na Alemanha, e introduz um estabelecimento comercial localizado no Porto.
No acervo do MB existem mais dois colarinhos iguais com os números de inventário 2893 MB e 2899 MB. Fechar
-
-
Origem/Historial: Na origem o colarinho em análise terá pertencido a familiares da Senhora Dona Maria da Purificação da Rocha Aguiã da "Casa da Ponte" de Arcos de Valdevez, esposa do doador, considerando-se a possibilidade de ter sido engomado após utilização como era habitual na época ou, pelo aspecto inalterado, nunca ter sido utilizado como peça de vestuário.
-
Incorporação: Doação do Ex.Sr. Dr. António Alberto de Magalhães Barros Lançós Cerqueira Queiroz |Colecção Ex. Sra. Dª Maria da Purificação de Araújo e Brito Lima da Rocha Aguiam," da Casa da Ponte", de Arcos de Valdevez.
-
Centro de Fabrico: Berlim (?). Alemanha (?)
Bibliografia
- SILVA, Armando; DAMÁSIO, Luis, SILVA, Guilherme - Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Arcos de Valdevez (Subsídio para estudo da nobreza arcoense), Vol. II: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, 1992