Vestido de noite
-
Museu: Museu dos Biscainhos
-
Nº de Inventário: 2984 MB
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (Ateliê de Modista (?))
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. manga, 42 x Alt. 123 x Larg. cintura, 80
-
Descrição: Vestido de noite estruturado como uma só peça. Define um corpete em tecido de damasco de seda sintético (?) com motivos de inspiração neo-barroca, designadamente enrolamentos vegetalistas e ornatos florais (?), a dourado sobre fundo negro; este corpo produz alguns efeitos de ligeiro drapeado em ambas as faces, e, nas costas, um laço irregular descai enviesadamente sendo fixado através de molas, ornamentando o dorso e ajudando a encobrir a abertura que permite vestir a peça. Desenha um decote duplo - igual à frente e atrás - em forma de V e os ombros são em renda de tule mecânico de cor negra, sombreados a tecido de musselina de seda na mesma cor e decorados com alças guarnecidas lateralmente por largo folho. As mangas dão continuidade têxtil aos ombros e são compridas e lisas, sendo rematadas por punhos cortados no damasco descrito, revestidos internamente a musselina e unidos através de uma mola.
O corpo do vestido apresenta-se forrado a tecido de seda cor de pérola guarnecido na orla superior por uma renda a fio de linho, de remate lobular, e reforçado inferiormente por uma fita de cintura em tecido de gorgorão de seda do estreito de cor pérola - em que foi bordada a letra maiúscula "L" (1) a fio de seda frouxo de cor verde -, e sobre a qual foi aplicado um entremeio de renda que retoma a ornamentação supra referida. Nas extremidades dorsais deste forro foram aplicados sete colchetes que juntamente com seis molas inseridas na parte posterior da saia desenham a linha de fecho da peça.
A saia é comprida e composta por dois elementos iguais em tecido de cetim de seda de cor negra, costurados entre si, e com dez pinças à volta da largura, sendo a bordadura guarnecida por uma barra do mesmo têxtil do corpete e punhos. Sobre aquela foi aplicada uma sobre-saia na mesma renda dos ombros e mangas, integrada por vários elementos de diferentes dimensionamentos e definindo três pequenos folhos, um abaixo da cintura e os outros dois, em proximidade do fundo.
O vestido demonstra intervenções posteriores pouco cuidadas com alinhavados a linha preta no forro, entre outros.
Notas
(1) Presume-se que poderá identificar a modista executante da confecção.
Estudo e inventariação de Teresa d'Almeida d'Eça| MUSEU DOS BISCAINHOS
-
-
Origem/Historial: Presume-se que a peça tenha pertencido à familia da doadora, a Senhora Dona Maria Emília Mendes de Seiça e Santos da Providência Santarém da "Casa da Roupeira", em Laje, Vila Verde.
-
Incorporação: Senhora Dona Maria Emília Mendes de Seiça e Santos da Providência Santarém ("Casa da Roupeira", Laje, Vila Verde))
-
Bibliografia
- TEIXEIRA, Madalena Braz; "et allia" - Museu Nacional do Traje. Roteiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2005